Através do Programa Identidade Jovem, jovens brasileiros podem ter acesso gratuito ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. O programa vale para ônibus, trem e embarcação, apenas para viagens entre estados diferentes.

Jovens entre 15 a 29 anos, que tenham renda familiar de até 2 salários mínimos, podem fazer o cadastro no ID Jovem e também devem estar inscritos no Cadastro Único do Governo Federal há pelo menos 2 anos. 

Como emitir

Pela Internet
Com o NIS (Número de Identificação Social), o interessado deve acessar o site da ID Jovem e preencher os dados que forem solicitados para gerar o cartão. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do smartphone ou impresso pela página da internet.

Pelo aplicativo para smartphones
Basta fazer o download do app da ID Jovem, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Validade
A ID Jovem tem validade de 180 dias. Após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta no App ou no site. Se você utiliza a ID Jovem impressa, é necessário imprimir o documento gerado.

Fonte: iBahia
Postagem Anterior Próxima Postagem