A Polícia Rodoviária Federal(PRF) da Bahia já está utilizando um novo bafômetro que torna mais rápida a identificação do motorista embriagado. O modelo mais atual demora menos de dez segundos para conferir o resultado, enquanto o aparelho convencional demora cerca de dois minutos para emitir o resultado sobre a ingestão de bebida.

O novo bafômetro, que por enquanto está sendo usado nos estados da Bahia, Goiás e Distrito Federal, emite ainda duas cores: verde, quando o resultado é zero; e vermelho, quando ele bebeu. Como ainda não é homologado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em caso positivo, ele precisa fazer novamente o teste no aparelho convencional. A regulamentação ainda depende de decisão do órgão.

“A gente consegue atingir cerca de dez vezes mais indivíduos no que tange à fiscalização de alcoolemia. O equipamento tem uma leitura muito dinâmica e rápida. Um volume do sopro bem menor do que o que é utilizado no outro aparelho já é suficiente pra constatar a possível embriaguez”, diz o chefe da delegacia da PRF, Rodrigo Lobo. Nele também não é necessário o uso de bocais, pois o motorista não encosta no aparelho.

Quem é flagrado dirigindo embriagado tem a CNH apreendida e tem de pagar multa de quase R$ 3 mil. Acima de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido, o condutor é levado para uma delegacia.

Fonte: PRF/BA
Postagem Anterior Próxima Postagem