O Conselho Regional de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte da Diamantina (Codep) realizou na terça-feira, 06, a posse da nova diretoria. A solenidade aconteceu na Fundação Educativa Popular Padre Alfredo Haasler e José Assis dos Santos Reis (Feppahja), nova sede provisória do Codep, e contou, dentre outros convidados, com a presença do Padre José Hehenberger, o prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro, e o vereador Júnior de Todos.

Na ocasião, tomou posse a nova Coordenação do Conselho: Markus Breuss (presidente), Onília de Souza Lopes (vice-presidente), Maria Madalena de Jesus Maia (conselheira fiscal) e Helber Crisnan Costa Rodrigues (secretário executivo). O patrimônio material e intelectual do Conselho - um caminhão Volkswagen 5/150, 100 cadeiras de plástico, nove tendas e equipamentos de informática, video-projetor e câmera fotográfica -, foi entregue, simbolicamente, à nova Diretoria pelo presidente da gestão anterior, Arnaldo de Oliveira Filho, ex-prefeito de Caém, e o secretário-executivo, Richard Silva.


Markus Breuss ressaltou a importância da parceria e salienta: “Com esse arranjo institucional podemos trabalhar efetivamente na captação de recursos e trazer políticas públicas para quem mais precisa em nosso território. A parceria com a Prefeitura de Jacobina é fundamental, sobretudo no que diz respeito à mobilidade, para que possamos atender uma área de mais de 11 mil quilômetros quadrados e mais de 200 mil pessoas”.

“Quando marchamos juntos, quer seja como Conselho de Desenvolvimento ou como Consórcio do Piemonte, conseguimos vislumbrar novas possibilidades, de forma conjunta, com a certeza que a contribuição de cada um será de suma importância para o futuro da nossa região”, ressaltou Luciano Pinheiro.

Membro do Núcleo Diretivo do Colegiado de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Piemonte da Diamantina (Codeter), o vereador Jean César (PC do B), conhecido como Júnior de Todos, ressaltou a importância dessa parceria: “A política territorial é um ganho substancial para a democracia e para a consolidação de um modelo de desenvolvimento mais humano e descentralizado, que visa uma a maior assertividade das políticas públicas e sua adesão às realidades locais”.

Na cerimônia foram também reafirmadas as parcerias entre as entidades de atuação territorial Codep, Codeter e o Consórcio das Prefeituras do Território do Piemonte da Diamantina, esta última entidade representada pelo chefe do Poder Executivo de Jacobina.

Atuação das Entidades

O território ao qual Jacobina pertence é o Piemonte da Diamantina (TIPD), que compreende uma área de 11.325,9Km², equivalente a 2% do território do Estado, com população aproximada de 203.056 pessoas (IBGE, 2010) e engloba os municípios de Caém, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Saúde, Serrolândia, Umburanas e Várzea Nova. A Política de Desenvolvimento Territorial da Bahia foi instituída pela Lei 20.974/2014 e é considerada um Marco Legal que institui uma abordagem territorial do desenvolvimento como política de Estado.

Fotos ASCOM/PMJ
Postagem Anterior Próxima Postagem