O Ministério Público do Rio de Janeiro e o departamento de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado deflagraram operação nesta quinta-feira para prender agentes das forças de segurança acusados de crimes como corrupção, extorsão e organização criminosa, informou o MP fluminense.

A Justiça expediu 46 mandados de prisão, sendo 24 contra policias civis e seis para policiais militares, além de dois para bombeiros e um para um agente penitenciário, como parte da segunda fase da operação Quarto Elemento. Os demais mandados envolvem participante do esquema que ajudam policiais ou atuavam como informantes, de acordo com o MPRJ.

Segundo o Ministério Público fluminense, 27 mandados de prisão foram cumpridos até as 10h30.

Entre os alvos da operação estão três delegados da Polícia Civil. De acordo com as investigações, os envolvidos tinham como objetivo localizar possíveis infratores da lei e seu potencial econômico, e então realizar batidas policiais contra eles.

"A partir dessa situação, em vez de seguir a lei, os denunciados exigiam uma quantia em dinheiro para que os infratores não fossem presos ou tivessem as mercadorias apreendidas e sofressem os devidos procedimentos legais", disse o MPRJ em nota.

"Segundo a denúncia, a organização criminosa fazia graves ameaças e até agredia fisicamente as vítimas. Em certos casos, o grupo denunciado ainda desviava para si os objetos apreendidos com os alvos, para posterior revenda", acrescentou.

A ação desta quinta-feira é um desdobramento de operação deflagrada originalmente em setembro do ano passado para cumprir seis mandados de prisão, quatro deles contra policiais civis e outros dois contra suspeitos que‎ atuavam como informantes dos agentes.

Fonte: Reuters
Postagem Anterior Próxima Postagem