A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) lançou na manhã desta sexta-feira (24) um aplicativo que vai facilitar o registro das ocorrências de trânsito sem vítimas para os condutores de Feira de Santana. O aplicativo SMT Feira de Santana foi idealizado pelo diretor da empresa de tecnologia N2, Eduardo Peixoto Nunes, é gratuito e já está disponível para ser baixado nas lojas virtuais Play Store (Android) e Apple Store (IOS).

“O aplicativo funciona de forma de que o próprio cidadão faça o registro de trânsito no momento e no local exato que aconteceu, sem precisar se deslocar para o departamento de trânsito ou ter que fazer depois em casa no computador. Como a grande maioria tem smartphone, já faz o registro no momento com foto, localização via GPS e a outra parte envolvida, para que todos façam suas considerações e seus registros”, explicou Eduardo Nunes.


De acordo com ele, os dados vão para o portal do município, onde o agente de trânsito valida as informações para que o usuário possa dar entrada em boletim de ocorrência, seguro ou algum caso judicial.

“Esse aplicativo é para ser utilizado em todos os acidentes que não tiverem vítimas. Se tiver vítima ainda é necessário que o agente de trânsito vá ao local porque precisa de registro policial, encaminhar para unidade de saúde e verificar o que aconteceu. Mas, é um aplicativo bem simples e intuitivo, que leva o passo a passo ao usuário, de local, registros dos veículos e de testemunhas”, informou o criador do app.

Eduardo Nunes esclareceu ainda sobre a ferramenta mapa de calor, disponível no sistema. “É uma ferramenta de inteligência de trânsito, que com os dados dos acidentes, a gente consegue entregar pra gestão do município. Ele consegue marcar os principais pontos de acidentes em Feira com a coloração avermelhada para que a SMT melhore o trânsito dessa região.”


O superintendente de trânsito do município, Maurício Carvalho, ressaltou a importância do mapa de calor presente no aplicativo para que faça um raio-X da cidade.

“À medida que a central de ocorrências for alimentada, a SMT vai ter o acompanhamento desse mapa de calor, que vai mostrar os principais conflitos da cidade, como atropelos, colisões, acidentes com ciclistas, separadamente, com números reais em tempo real. A gente vai pegar esses dados com esses números e juntamente com o departamento de engenharia vamos fazer intervenções em cada cruzamento com acidentes”, ressaltou.


Diminuição de mortes no trânsito de Feira

Durante o lançamento do novo aplicativo, o superintendente apresentou também dados dos acidentes de trânsito ocorridos em Feira de 2016 para 2017. Segundo ele, neste período houve uma diminuição de 18% das colisões e queda de 40% das mortes, uma vez que, em 2016, foram registradas 10 mortes e, em 2017, foram 6.

“Todos esses estudos estão fundamentados com ferramentas novas, um trabalho casado de operação com engenharia. O túnel da Presidente Dutra com a João Durval melhorou a cidade, com uma sinalização moderna, segura, e as pessoas hoje têm essa segurança e fluidez melhor. O binário Norte-Sul ligou a cidade da Getúlio até a Senador Quintino, com 79 cruzamentos onde os conflitos diminuíram, e houve a retirada dos retornos nas grandes avenidas, com o cruzamento do retorno na quadra. Então são medidas que tem que haver um casamento entre operação, com a tecnologia e a engenharia.”

As informações e fotos são do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.
Postagem Anterior Próxima Postagem