As obras do Complexo Eólico Campo Largo estão chegando à fase final. Com 95% dos trabalhos finalizados, o Complexo já está gerando energia. Dos dez parques eólicos concluídos, formados por 110 aerogeradores, seis já estão em operação comercial e mais quatro em operação em testes.

Até o final do mês de outubro, as redes de média tensão serão concluídas e em novembro devem estar finalizados a montagem e comissionamento de todos os aerogeradores.Das 11 Licenças de Operação requeridas junto ao INEMA, foram concedidas 10 até o momento, restando apenas uma, prevista para novembro de 2018 .

Segundo o gerente da obra, Murilo Boselli, até o final de 2018, o Complexo deve estar em operação comercial em sua totalidade. “Estas fases são muito importantes haja vista que elas selam um trabalho que vem sendo realizado com seriedade desde a entrada dos primeiros aerogeradores,em maio. Agora seguimos focando muito no atendimento da qualidade do produto final e na segurança das últimas atividades, para que tudo possa transcorrer com tranquilidade”. O Complexo Eólico Campo Largo prevê a instalação de 121 aerogeradores, com capacidadetotal de 326,7 MW.

Complexo Eólico Umburanas

O Complexo Eólico Umburanas segue na fase final de obras civis e com diversas fases sendo executadas simultaneamente. Uma importante etapa foi finalizada nesta quinta-feira (25), com a concretagem do último bloco de fundação dos aerogeradores.


A Linha de Transmissão 230 kV, responsável por transportar a energia produzida no Complexo até a Subestação Ourolândia II, já está totalmente concluída e,até o final de outubro,deve entrar em operação. Até o momento, cerca de 50 aerogeradores estão montados.

O cluster Campo Largo/Umburanas é o maior complexo eólico que a ENGIE já fez. Com um total de 144 aerogeradores, o Complexo Eólico Umburanas contará com capacidade instalada de 360 MW. A previsão é que a operação comercial integral ocorra em junho de 2019.


Ascom | Engie
Postagem Anterior Próxima Postagem