A segunda barragem de rejeito da Yamana Gold em Jacobina, tem um talude (paredão) de 55 metros de altura e capacidade para 13 milhões de toneladas de material, uma área de 34 hectares. O NI - 43.101 atesta que a mina ainda tem um potencial de 33,9 milhões de toneladas de material para ser processado. Você já imaginou quantos milhões de material já foram depositado na primeira barragem?

Risco é a função que associa a probabilidade de ocorrência de um evento indesejado, com a gravidade das consequências deste evento, caso ele venha ocorrer. Perigo é a condição ou conjunto de circunstâncias, que tem o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte (Sanders, Meccormick 1998).


As barragens de rejeitos no Brasil sofrem as seguintes classificações quanto ao risco e perigo:

1.1 - Categoria risco, podem ser alto, médio e baixo;

1.2 - Categoria dano potencial associado, podem ser alto, médio e baixo.

Em que classificação está a barragem de rejeito da Yamana Gold em Jacobina?

Iríamos saber com a realização do Simulado de Acidente, que seria realizado entre a Yamana Gold e Prefeitura, com a presença da Comdec - Defesa Civil do Estado da Bahia - mas foi cancelado por motivos de chuvas na data. Até o momento não foi remarcada outra data.

Sabe-se, porém, que a empresa detectou quase 200 pontos em que as pessoas terão que ser treinadas para quando ouvirem a sirene tocar. Se der tempo, eles têm que correr para uma área segura.

Mas, onde é a área considerada segura, se a cidade está às margens do rio Itapicuru?

Por Almacks Luiz Silva | Graduado em Gestão Ambiental com especialização em Recursos Hídricos, Saneamento e Residência Agrária em Tecnologias Sociais e Sustentáveis no Semiarido.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que a barragem VI no Córrego do Feijão em Brumadinho (MG), que se rompeu na tarde desta sexta-feira, 25, tem volume de 12,7 milhões de metros cúbicos de rejeito de mineração.

Da Redação do Jacobina Notícias





Postagem Anterior Próxima Postagem