terça-feira , 21 de novembro de 2017
Início / Notícias / Jacobina / Com 258 anos de história, Igreja da Conceição é reinaugurada em Jacobina

Com 258 anos de história, Igreja da Conceição é reinaugurada em Jacobina


Reviewed by:
Rating:
5
On quarta-feira, 31 de Maio de 2017
Last modified:quarta-feira, 31 de Maio de 2017

Summary:

Com 258 anos de história, Igreja da Conceição é reinaugurada em Jacobina

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição está reabrindo as portas para os fiéis católicos em Jacobina na noite desta quarta-feira (31). Após uma longa espera e várias campanhas para conseguir arrecadar fundos para a reforma, a Igreja da Conceição, como é popularmente chamada na cidade, volta a receber o público para as missas e visitas turísticas ao patrimônio tombado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Uma procissão seguiu da Igreja Matriz de Santo Antônio, na Praça Castro Alves, para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde uma missa está sendo celebrada pelo padre João Zacarias. Fundada há 258 anos, mais precisamente em 1759, o templo católico  ficou muito deteriorado e o teto corria risco de desabar. Por conta dos problemas estruturais, a igreja foi interditada e deu início a uma ampla e longa reforma.

Igreja da Conceição

Sua planta compõe-se de um núcleo central formado por nave e capela-mor, que é envolvido por sacristias, alpendre lateral e corredor. O frontispício austero é constituído de um corpo central, que culmina em frontão triangular, flanqueados por duas torres, com robustos cunhais.

A torre esquerda apresenta terminação piramidal, enquanto à direita, telhado de quatro águas. A fachada posterior possui nicho com terminação em arco pleno. O adro, originalmente da terra batida, foi pavimentado, em meados do século XX, por lousas de arenito.(Por Geografia do Turismo – UNEB).

Fonte: Jacobina Notícias

Comentários:


ATENÇÃO: Os comentários são de total responsabilidade dos autores e representam a opinião pessoal de cada leitor. O Jacobina Notícias poderá retirar, sem aviso prévio, comentários ofensivos ou com xingamentos.