sábado , 23 de setembro de 2017
Início / Notícias / Jacobina / Deputado e vereadores defendem implantação de Policlínica em Jacobina

Deputado e vereadores defendem implantação de Policlínica em Jacobina


Reviewed by:
Rating:
5
On terça-feira, 23 de maio de 2017
Last modified:terça-feira, 23 de maio de 2017

Summary:

Deputado e vereadores defendem implantação de Policlínica em Jacobina

Em audiência com o secretário estadual da Saúde, Fábio Villas Boas, em Salvador, nesta segunda-feira (22), o deputado Marcelino Galo (PT) junto com os vereadores Martins (PT), Roni do Junco (PT), Júnior de Todos (PC do B) e Irmã Luzinete (PSC) reivindicaram a implantação de uma Policlínica em Jacobina. O equipamento, além de atender o município, suprirá uma demanda histórica de ao menos 19 cidades do território Piemonte da Diamantina, argumentaram. No encontro o secretário informou que as discussões estão encaminhadas, mas a construção da Policlínica em Jacobina dependerá de uma mobilização do consórcio envolvendo os municípios beneficiados pelo equipamento.

“A construção da Policlínica em Jacobina ajudará, de alguma forma, a preencher uma lacuna que há na saúde do território Piemonte da Diamantina. Nossa luta aqui é para garantir esse benefício para a região, mas é importante que os prefeitos e vereadores das cidades do território de identidade estejam também mobilizados para assegurarmos essa conquista”, afirmou Galo, que pontuou sua preocupação com a situação da saúde pública em Jacobina. “Há um problema histórico, sério, que a gestão municipal anterior não resolveu, que a administração atual também demostra não ter capacidade para resolver. A prefeitura precisa contribuir, investir, desenvolver políticas públicas que promovam a saúde, sobretudo com o trabalho preventivo, com investimentos no atendimento básico e nos agentes comunitários de saúde”, refletiu o parlamentar.

Na policlínica, a população dos municípios participantes tem acesso a consultas, exames e procedimentos em até 18 especialidades médicas, a exemplo de angiologista, cardiologista, endocrinologista, gastroenterologista, mastologista e neurologista. Exames e serviços como ecocardiograma, eletrocardiograma, endoscopia digestiva, colonoscopia, tomografias e ressonâncias também são realizados na unidade.

Hospital Antônio Teixeira Sobrinho

Na audiência, o secretário Fábio Villas Boas assegurou aos vereadores e ao deputado Marcelino Galo que o Estado pode doar equipamentos para a UTI Neonatal do Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho. No entanto, ressaltou Villas Boas, a responsabilidade pela manutenção e funcionalidade dos equipamentos seria da prefeitura.

“Saímos daqui satisfeitos, e com a certeza de que a prefeitura precisa assumir suas responsabilidades, pois percebemos que há boa vontade do Estado em garantir políticas públicas para Jacobina. Em relação a Policlínica, estamos na esperança de que o consórcio, que envolve as prefeituras da nossa região, decida pela sua construção em Jacobina. Vamos lutar e mobilizar nosso território para que isso aconteça”, afirmou o vereador Martins, que reivindicou também uma ambulância para atender a população do distrito de Lages do Batata

Ascom

Comentários:


ATENÇÃO: Os comentários são de total responsabilidade dos autores e representam a opinião pessoal de cada leitor. O Jacobina Notícias poderá retirar, sem aviso prévio, comentários ofensivos ou com xingamentos.