quinta-feira , 21 de setembro de 2017
Início / Notícias / Festa do Licuri movimenta o município de Caém neste final de semana

Festa do Licuri movimenta o município de Caém neste final de semana


Reviewed by:
Rating:
5
On sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Last modified:sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Summary:

Festa do Licuri movimenta o município de Caém neste final de semana

O licuri, considerado “ouro do sertão”, responsável pela geração de renda de agricultores familiares do semiárido baiano, terá seu momento de destaque neste sábado (19) e domingo (20), com a realização 10ª edição do Festa do Licuri, que neste ano acontece na comunidade Quilombola de Várzea Queimada, no município de Caém, Território de Identidade Piemonte da Diamantina, a cerca de 27 quilômetros de Jacobina.

O evento tem o objetivo de dar visibilidade aos potenciais naturais existente no semiárido, resgatar a cultura regional, preservar e replantar os licurizeiros, promover um espaço de relações comerciais e troca de conhecimentos, além da valorizar o licuri como importante produto para a segurança alimentar, e geração de renda para agricultores familiares e para a economia do Estado.

A festa é uma iniciativa da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), instituição formada por agricultores e agricultoras familiares, organizados em grupos comunitários de produção, que possuem o licuri como “carro-chefe” das suas atividades produtivas. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada è Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Todos os anos, o Festival do Licuri atrai milhares de pessoas, entre produtores, apreciadores, estudantes, pesquisadores, chefs de cozinha e curiosos que a cada ano contribuem para o crescimento do Festival.

Programação

Durante os dois dias do evento, serão realizadas capacitações sobre os processos tecnológicos para as diversas utilidades econômicas do licuri, intercâmbio entre comunidades produtoras, apresentação das mais variadas formas de aproveitamento do licuri e socialização de conhecimentos e técnicas de preservação desse patrimônio natural da caatinga, entre outras atividades.

O evento terá, nessa edição, a presença de uma expedição de chefs de cozinha, em parceria com o projeto Bahia Produtiva/CAR. Durante o evento acontecerão também os concursos Comida com Gosto de Licuri, e o de Quebra do Licuri, além de desfile de moda.

A Festa do Licuri é um espaço que integra diferentes atividades como exposições, demonstrações de várias tecnologias, debates e construções de políticas públicas, expressões culturais, riquezas da culinária regional e intercâmbios dos saberes populares e científicos. Constitui-se ainda como um espaço para discussão de outros valores de interesses sociais e ambientais para o Semiárido. (Ascom Secretaria de Desenvolvimento Rural- SDR)

Jacobina Notícias

Comentários:


ATENÇÃO: Os comentários são de total responsabilidade dos autores e representam a opinião pessoal de cada leitor. O Jacobina Notícias poderá retirar, sem aviso prévio, comentários ofensivos ou com xingamentos.