sábado , 18 de novembro de 2017
Início / Notícias / Jacobina / Jacobina sedia a atualização do Mapa Turístico do Brasil 2017

Jacobina sedia a atualização do Mapa Turístico do Brasil 2017


Reviewed by:
Rating:
5
On quinta-feira, 1 de junho de 2017
Last modified:quinta-feira, 1 de junho de 2017

Summary:

Jacobina sedia a atualização do Mapa Turístico do Brasil 2017

Gestores das pastas de Turismo da Chapada Norte e Chapada Velha dos municípios de Jacobina, Miguel Calmon, Morro do Chapéu, Pindobaçu, Mirangaba, Ourolândia, Quixabeira, Barra do Mendes e Central, participaram, nesta quarta-feira (31), no auditório do Centro Cultural de Jacobina, de oficina promovida pela Secretaria do Turismo da Bahia para atualização do Mapa Turístico, que acontece em todo Brasil a cada dois anos.

Com 34 municípios incluídos no último mapa turístico, a Chapada Diamantina é a última zona a participar do primeiro estágio de atualização do mapeamento – instrumento do MTur (Ministério do Turismo), que identifica o desempenho da economia do turismo e auxilia no planejamento das ações de desenvolvimento nas áreas turísticas do país.

Estiveram presentes no evento, além dos gestores das pastas de turismo dos municípios, o diretor de Turismo de Jacobina, Geyder Gomes, técnicos da Secretaria de Turismo da Bahia, Eduardo Villar, Jessyana Cintra e Mônica Bernardo.

Para ser considerado município turístico e entrar no novo mapeamento do Ministério são necessárias: a existência de um órgão municipal de turismo e a comprovação de dotação orçamentária para essa área e Conselho Municipal de Turismo vigente ou em andamento. Os grupos de trabalho traçam os perfis dos municípios e analisam o desempenho da economia do turismo com o objetivo de facilitar o posterior planejamento de ações de desenvolvimento nesta área. São destinados 90% dos recursos do Ministério do Turismo para municípios que compõem o mapa e os outros 10 % beneficia quem esta de fora.

Segundo o diretor de Turismo de Jacobina, Geyder Gomes, “É importante que essa atualização aconteça com critérios objetivos e que contemplem os municípios organizados para que daí consigamos captar recursos diretamente do Ministério do Turismo”, ressalta Geyder.

Por Morgana Gonçalves / Ascom PMJ

Comentários:


ATENÇÃO: Os comentários são de total responsabilidade dos autores e representam a opinião pessoal de cada leitor. O Jacobina Notícias poderá retirar, sem aviso prévio, comentários ofensivos ou com xingamentos.