sábado , 23 de setembro de 2017
Início / Bahia / Maré forte derruba trecho de calçada da orla da Pituba

Maré forte derruba trecho de calçada da orla da Pituba


Reviewed by:
Rating:
5
On sábado, 27 de maio de 2017
Last modified:sábado, 27 de maio de 2017

Summary:

Maré forte derruba trecho de calçada da orla da Pituba

O ditado “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” se fez valer na orla da Pituba, nesta semana, depois que uma parte da calçada em frente à Praça Nossa Senhora da Luz desmoronou devido à força das ondas. O estrago teve uma extensão de, aproximadamente, 50 metros e o trecho precisou ser isolado com telas de proteção.

Segundo o pescador Geraldo Oliveira, 52, da Associação de Pescadores da Pituba, que fica logo ao lado, a estrutura começou a ceder na última terça-feira (23).  “A bagaceira mesmo foi na quarta, derrubou a barreira de contenção. Tivemos sorte de ter tirado os barcos porque já estávamos prevendo”, conta ele, que há 35 anos pesca no bairro. Segundo Geraldo, há mais ou menos dois anos houve um desmoronamento no mesmo local.

A maré avançou com tanta força que destruiu não apenas a barreira de contenção, mas também a rampa que os pescadores usam para descer os barcos para o mar. “Infelizmente, o mar tá para peixe, mas não está para pescador”, brinca Geraldo, mais conhecido como Del. Há pelo menos 15 dias, o pessoal que trabalha no local não consegue sair para pescar por causa das chuvas e do mar revolto.

Segundo o geólogo José Carlos Fernandes, a região da praia da Pituba sempre foi bastante complicada, mas o caso é comum. “Aquela área está em função das correntes, que são dirigidas pela topografia do fundo do mar. Existe uma corrente de corais que formam um corredor, fazendo com que a água fique pressionada a atingir com mais força e esse fenômeno sempre aconteceu”, explica.

Perigo

Ainda conforme Seu Del, o muro lateral da rampa, com cerca de quatro metros de altura, também ameaça desabar porque a maré já criou um buraco de cerca de um metro e meio na base da parede. De acordo com o geólogo, é assim mesmo que começa. “Quando a maré é muito grande, causa uma erosão na base do muro e arrasta a areia dali para o mar, solapando a alvenaria”, esclarece. Outro pescador reclama: “Isso aqui tá um perigo, tanto para nós que trabalhamos como para quem circula”. No local, trabalham mais de 70 pescadores.

Procurada, a assessoria da Secretaria de Obras Públicas (Sucop) da prefeitura informou que a obra naquela região é de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder). O órgão foi procurado, mas alegou que a manutenção de calçadas é de competência da prefeitura. Outra estrutura cedeu também na Pituba, no local onde ficava o antigo Clube Português. Uma alvenaria de pedra desabou no local. Em nota, a Sucop disse que já está preparando a licitação de contratação do projeto que visa executar uma nova contenção.

Alerta de mau tempo

Nesta sexta-feira (26), a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2º Distrito Naval, emitiu um aviso de mau tempo para áreas marítimas e litorâneas da Região Nordeste. Na área marítima entre Salvador e Touros (RN), a previsão é de mar grosso, com ondas de até 3,5 metros até às 21h deste sábado (27). Já na área litorânea entre Salvador e Recife (PE), há previsão de ressaca, com ondas de até 2,5 metros, até às 9h de domingo (28).

A Marinha também recomendou cuidado ao atracar embarcações. “Em razão do exposto, esta Capitania dos Portos recomenda atenção aos navegantes que pretendem trafegar na área referida, além de cuidado quanto ao fundeio e amarração de embarcações na proximidade da costa”, diz a nota. Em caso de pedidos de socorro, pode-se ligar para o Serviço de Busca e Salvamento Marítimos (Salvamar/Leste) pelo telefone 0800 284 3878.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo vai permanecer nublado a parcialmente nublado, com chuva fraca neste fim de semana. Os ventos esperados são fracos/moderados e a temperatura vai alternar entre 23°C e 30°C.

Correio 24h

Comentários:


ATENÇÃO: Os comentários são de total responsabilidade dos autores e representam a opinião pessoal de cada leitor. O Jacobina Notícias poderá retirar, sem aviso prévio, comentários ofensivos ou com xingamentos.