sábado , 23 de setembro de 2017
Início / Brasil / Menstruação: melhores exercícios e horários para regular hormônios

Menstruação: melhores exercícios e horários para regular hormônios


Reviewed by:
Rating:
5
On quarta-feira, 7 de junho de 2017
Last modified:quarta-feira, 7 de junho de 2017

Summary:

Menstruação: melhores exercícios e horários para regular hormônios

A prática de exercício físico traz inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar da mulher. Mais força, mais resistência, mais concentração, mais confiança, mais energia, mais saúde… e hormônios mais regulados.

O sistema hormonal é um dos aspectos que mais interfere com a qualidade de vida de uma mulher, podendo até afetar negativamente a sua saúde e forma de estar, especialmente quando o desregulamento hormonal surge de carona em momentos de maior estresse, sintomas depressivos ou determinadas patologias.

Uma das melhores formas de manter os hormônios controlados é através da prática de exercício físico, que deve ser encaixada na rotina diária e respeitar não só as necessidades de cada mulher, como também a fase em que se encontra.

Como explica a nutricionista especialista em hormônios Alisa Vitti ao site Mind Body Green, a corrida é uma das melhores aliadas da mulher quando esta inicia a fase folicular, ou seja, quando se dá o primeiro dia do término da menstruação. Esta fase apresenta menores níveis de estrogênio e o treino cardiovascular, em particular a corrida ao final da tarde, pode ajudar a atenuar algumas consequências hormonais.

Por sua vez, diz a especialista, os treinos hormonais podem ajudar a mulher na fase de ovulação, de modo a que consiga tirar um maior partido dos níveis de testosterona. É nesta fase que os níveis de energia tendem a ser maiores.

Nova menstruação

Nos dias que antecedem a chegada da nova menstruação – e já com a possibilidade de aparecerem algumas cólicas ou dores – o mais indicado é apostar no treino de pilates ou yoga, que são os melhores para a fase luteínica (que tem início após a ovulação e dura 14 dias).

Já quando a menstruação chega, o melhor é mesmo caminhar, um esporte prático, fácil e que ajuda a equilibrar os hormônios e a aliviar os sintomas menstruais.

Comentários:


ATENÇÃO: Os comentários são de total responsabilidade dos autores e representam a opinião pessoal de cada leitor. O Jacobina Notícias poderá retirar, sem aviso prévio, comentários ofensivos ou com xingamentos.