segunda-feira , 25 de setembro de 2017
Início / Notícias / Jacobina / Ruas de Jacobina são cobertas por tapetes para celebração de Corpus Christi

Ruas de Jacobina são cobertas por tapetes para celebração de Corpus Christi


Reviewed by:
Rating:
5
On quinta-feira, 15 de junho de 2017
Last modified:quinta-feira, 15 de junho de 2017

Summary:

Ruas de Jacobina são cobertas por tapetes para celebração de Corpus Christi

Jacobina amanheceu com ruas e avenidas cobertas por tapetes com desenhos religiosos nesta quinta-feira (15). Hoje os católicos prestam homenagens a Corpus Christi, que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A tradição de colorir as ruas com desenhos existe há décadas em Jacobina e continua sendo mantida pela igreja acatólica. Muitos jovens se reúnem desde as primeiras horas da manhã para elaboração dos desenhos e a produção sobre o asfalto. A matéria-prima utilizada nos desenhos é pó de serragem, adquiridos em madeireiras e marcenarias da cidade. O material é colorido para criar um cenário belíssimo nas ruas de Jacobina.

Depois que tudo estiver pronto, a procissão sairá da Igreja Matriz de Santo Antônio, na Praça Matriz, e percorrerá as ruas e avenidas por onde os tapetes foram feitos. Os jovens fiéis católicos trabalham duro neste dia, mas sempre com muita satisfação e demonstrações de fé.

Corpus Christi

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. No Brasil, a tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais (Catequese Católica).

Na Bahia, Jacobina é uma das cidades com maior tradição na criação dos tapetes nas ruas, isso acontece há décadas A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Fonte: Jacobina Notícias

Comentários:


ATENÇÃO: Os comentários são de total responsabilidade dos autores e representam a opinião pessoal de cada leitor. O Jacobina Notícias poderá retirar, sem aviso prévio, comentários ofensivos ou com xingamentos.