De acordo com o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), entre domingo (9) e esta quinta-feira (13), onze tremores de terra foram registrados em Jacobina. Os abalados mais fortes tiveram suas magnitudes preliminares calculadas em 2.1 e 2.0 mR – estes ocorridos no domingo, às 20h51 e 20h54 respectivamente – e 2.4 mR, ocorrido às 21h36 desta quarta-feira (12).

Pouco depois da reportagem do Jacobina Notícias sobre os três primeiros tremores da semana, publicada nesta quarta-feira, uma moradora da localidade de Guaribas, próximo ao povoado de Olhos D'água, em uma área limítrofe entre os município de Miguel Calmon e Jacobina, entrou em contato com a redação para falar que havia acabado de sentir sua casa sacodir, às 21h35. 

Ainda em choque, após sentir o tremor de magnitude 2.4 mR, ela contou a experiência: "Gostaria de relatar um tremor de terra na comunidade de Guaribas, em Olhos D'água do Genipapo. As paredes da casa da minha mãe balançaram deixando todos em pânico. Estou tremendo até agora, porque fica próximo a mineração também", disse a mulher que pediu para não ser identificada, ao Jacobina Notícias.

Hoje, pela manhã, a moradora enviou imagens do local onde mora. Ela disse ainda que os moradores também sentiram os tremores do último domingo. Segundo a mulher, as serras que aparecem nas imagens são de uma área explorada pela mineradora Yamana Gold e acredita que os tremores têm relação com detonações no subsolo.

Nota da Yamana Gold

A Jacobina Mineração/Yamana Gold - JMC tomou ciência, através do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis), sobre os eventos sísmicos ocorridos esta semana em Jacobina. Importante lembrar que a JMC segue realizando monitoramento regular e inspeções diárias das suas barragens. Estas atividades são realizadas por equipes especializadas. Após inspeções geotécnicas realizadas nas barragens hoje (13/1), não foram identificadas anomalias ou alterações em decorrência dos eventos sísmicos ocorridos. A avaliação dos instrumentos de monitoramento também não indicou alterações e continuam com leituras normais.

As barragens continuam seguras, operando normalmente e com declaração de condição de estabilidade validada junto à Agência Nacional de Mineração (ANM).

Jacobina Notícias - O seu portal de informações

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem