[dropcap]U[/dropcap]m casal de agiotas foi preso em flagrante por oferecer empréstimo com juros abusivos para dezenas de famílias na cidade de Amargosa, a 238 quilômetros de Salvador, na última sexta-feira (27). José Geraldo Santos Almeida, de 53 anos, e Iraildes dos Santos, 30, foram presos quando realizavam um saque numa agência bancária, utilizando o cartão de benefício de uma das vítimas.


Amargosa - Casal de agiotas é preso com mais de 200 cartões de benefícios


De acordo com a polícia, os s dois retinham diversos cartões de benefícios dos devedores para o pagamento das dívidas. Na residência do casal, foram encontrados mais de 200 cartões, com as respectivas senhas. No dia da prisão, o casal já havia efetuado outros dois saques, em bancos diferentes, no total de R$ 1,2 mil.


Segundo o delegado Adílson Bezerra, titular da DT/Amargosa, o casal vinha sendo monitorado pela polícia há seis meses. José Geraldo mantinha um escritório no bairro da Catiara, sem autorização legal, no qual eram feitos os empréstimos a juros exorbitantes. O esquema tinha como alvo principal pessoas de baixa renda, portadores de cartões de benefícios e que passavam por dificuldades financeiras.


Amargosa - Casal de agiotas é preso com mais de 200 cartões de benefícios


O casal oferecia os empréstimos a juros de pelo menos 20 por cento, ao mês, e exigia das vítimas a entrega do cartão de benefício, acompanhados da senha. No dia do pagamento, os golpistas sacavam o dinheiro, descontavam os juros e entregavam a vítima o restante do valor. Muitas delas estavam endividadas há vários anos e a maioria era de pessoas idosas.


José Geraldo confessou que trabalha com agiotagem há mais de dez anos, sendo que há oito vive exclusivamente desta prática criminosa. No ano passado, ele adquiriu um veículo Ford Ranger, ano 2014, pagando R$ 150 mil à vista.


O delegado Adílson Bezerra solicita que todos que tiveram seus cartões retidos pelos acusados, compareçam à DT/Amargosa para recuperar seus cartões. O casal, que vai responder por crime contra a economia popular, já foi encaminhado à carceragem da 4ª Coorpin/Santo Antônio de Jesus.


Fonte: Amargosa News

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem