Destroços da nave russa perdida no espaço podem cair sobre o Brasil [dropcap]A[/dropcap] nave de carga não tripulada russa que ficou fora de controle desde seu lançamento, na semana passada, deve cair sobre a Terra nesta sexta-feira, se desintegrando ao reentrar na atmosfera. Essa queda pode acontecer sobre os territórios do Leste dos Estados Unidos, Colômbia, Brasil ou Indonésia, dizem estimativas que levam em conta o padrão orbital do objeto.


Mas a Roscosmos, agência espacial russa, acredita que “apenas algumas pequenas partes” da nave, mais resistentes, poderiam alcançar a superfície do planeta.


Em 28 de abril, a Progress 59, nave que carregava três toneladas de suprimentos para a Estação Espacial Internacional, passou por problemas técnicos logo após a decolagem e ficou fora de controle.


Especula-se que uma explosão pode ter ocorrido na terceira fase de lançamento a partir do foguete impulsionador Soyuz, o que fez com que a nave desse uma pirueta. Seja qual for a causa, a missão de US$ 51 milhões foi abandonada pela Rússia.


Em um comunicado na semana passada, os funcionários da US Joint Center Operations (JSpOC) na Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, disseram que tinham começado a acompanhar o evento e confirmaram que o veículo está rodando pelo espaço, a uma taxa de 360 graus a cada cinco segundos. Além disso, o JSpOC observou 44 peças de detritos na proximidade do veículo.


Autoridades disseram que o JSpOC continuará a rastrear o veículo de carga e os detritos “a fim de garantir a segurança do voo espacial para todos”.


Destroços da nave russa perdida no espaço podem cair sobre o Brasil

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem