[dropcap]O[/dropcap] vereador de Jacobina Ronivon Souza (PT), conhecido como Roni do Junco, em entrevista nesta terça-feira (5), negou que tivesse cometido irregularidade quando recebeu benefício do governo federal no início do mandato.


Jacobina - Vereador Roni do Junco explica recebimento de Bolsa Família


De acordo com o petista, a mulher dele, Rute Almeida Rios de Souza, funcionária pública da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), desde 2012, se cadastrou para receber o Bolsa Escola - incorporado em 2003 ao Programa Bolsa Família - antes do resultado das eleições de 2012.


“Quando foi feita a Bolsa Escola eu não era vereador. Quando me elegi, em janeiro de 2013, mandei cancelar o Bolsa Escola. Não sei porque estão fazendo esse tumulto”, declarou o vereador. E continua: “não foi Bolsa Família. Quando ela fez, eu não tinha mandato nenhum. Assumi em janeiro e mandei cancelar imediatamente. Porém até o que entrou após início do meu mandato eu devolvi. Não quis e não quero. Tenho documentos pagos no banco”, afirmou.


Depois das eleições de 2012, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) iniciou uma pesquisa cruzando dados dos beneficiários. Considerando só a lista de eleitos, mais de 2 mil políticos foram localizados, entre eles 10 prefeitos. Segundo o artigo 25 do decreto 5.209/04, que regulamenta o Bolsa Família, o beneficiário do programa perde o direito ao recebimento quando ocorre “posse em cargo eletivo remunerado, de qualquer uma das três esferas de governo”.


Em agosto de 2014, o MDS notificou a mulher do vereador, e foi solicitado o ressarcimento de R$ 314. O edil ressarciu aos cofres públicos e segue atuando no Legislativo.


Fonte: Bocão News

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem