Estudante desenvolve sistema que faz moto funcionar só com uso de capaceteEm apenas quatro dias o estudante Marcelo Oliveira Pinto, 16 anos, com o apoio da colega Poliana Mascarenhas de Abreu, 16, desenvolveu um projeto de segurança para motociclistas, no qual a motocicleta bloqueia quando o condutor está sem capacete. O sistema também identifica se o motociclista em movimento retira o capacete e faz a moto parar.


O estudante do 1º ano do ensino médio do Colégio Polivalente de Conceição do Coité explica que o equipamento também evita o furto do veículo, uma vez que se o bandido estiver usando outro capacete a moto não liga. É que cada capacete precisa ter um sistema rádio transmissor interligado com a motocicleta e não reconhece outro.


Segundo o site Calila Notícias, os estudantes foram convidados a participar da Feira de Ciências da Bahia – FECIBA em outubro do ano passado onde foram premiados pela ideia e conseguiram através do Governo do Estado todo suporte para participarem de outro evento do setor que aconteceu em Fortaleza – CE no mês de maio deste ano, e lá mais uma vez foram classificados para apresentarem o projeto na Amostratec Feira de Ciências em Novo Hamburgo – RS entre os dias 26 a 30 de outubro 2015.


Marcelo informou ao site que a ideia surgiu no ano passado quando um acidente de moto deixou gravemente ferido o amigo Leonardo Santos, que ficou vários dias em coma.


Estudante desenvolve sistema que faz moto funcionar só com uso de capacete


“Minha colega Poliana perguntou se não era possível inventar algo que não permitisse o funcionamento da moto, caso o condutor estivesse sem o capacete. Passamos a pesquisar sobre acidentes que envolvem motocicletas, pesquisamos na internet e em revistas. Depois de várias tentativas conseguimos acoplar ao capacete um dispositivo que é acionado quando colocado na cabeça, quando é possível ligar a moto”, relatou Marcelo à reportagem.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem