Doze pessoas envolvidas em um esquema de emissão e uso de notas fiscais falsas utilizadas para composição de ajuste contábil do Esporte Clube Bahia foram denunciadas nesta segunda-feira (21) pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).


Ministério Público denuncia 12 envolvidos em esquema de fraude fiscal no Esporte Clube Bahia


Segundo as investigações, o fato ocorreu no ano de 2013, em período imediatamente anterior à intervenção judicial sofrida pelo clube.


De acordo com o apurado, a fraude foi implementada com o intuito de compor artificiosamente os ajustes contábeis/fiscais do clube. Para isso, diversas obrigações e despesas inexistentes foram forjadas. Elas ocultavam gastos efetuados em descompasso com as normas regimentais da agremiação.


O esquema envolvia membros da diretoria do Esporte Clube Bahia e dirigentes de algumas empresas privadas. Juntos, eles produziram documentos fiscais falsos, relacionando serviços que não foram efetivamente prestados.


Os membros do Bahia foram denunciados pelos crimes previstos nos artigos 288 e 304 do Código Penal e os empresários pelo crime descrito no artigo 299 do código.



Nota


O Bahia divulgou uma nota destacando que a denúncia "é referente a gestões anteriores à intervenção judicial pela qual o Esporte Clube Bahia passou" e que as diretorias que se sucederam apoiaram as investigações do MPE, MPF e da polícia.


"A Diretoria do Esporte Clube Bahia reafirma seu apoio às apurações a respeito de quaisquer malfeitos que possam ter implicado em dano ao Clube, bem como espera que a denúncia feita pelo MPE/BA seja rigorosamente apurada e que, comprovadas as irregularidades, os responsáveis sejam levados a julgamento e, se assim a justiça entender, punidos conforme a legislação vigente", diz o texto.


Ministério Público denuncia 12 envolvidos em esquema de fraude fiscal no Esporte Clube Bahia

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem