“Os políticos devem aprender a viver como a maioria do país, não como a minoria”. Esta foi uma das muitas considerações do presidente do Uruguai em palestra para quase 10 mil jovens que lotaram o auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), segundo o El País.


Mujica dá palestra no Brasil e fiz que "falta decência na política"


Aos 80 anos de idade, José "pepe" Mujica, que é ex-guerrilheiro, chegou à presidência do Uruguai em 2009 e passou a ser adorado como um guru de toda uma geração.


“Um presidente não deve se confundir com um monarca”, disse neste sábado. O presidente doa parte de seu salário, vive em uma chácara da periferia de Montevidéu, vai de fusca para o trabalho, não usa gravata e abre as portas do palácio presidencial no inverno para moradores de rua. Ele ainda regularizou a maconha no país, liberalização do aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo.


Mujica, que é socialista e de esquerda, fala para os estudantes que a mudança deve ser profunda. "Os estudantes tem que se dar conta que não é só uma mudança do sistema, é uma mudança de cultura, é uma cultura civilizatória. E não tem como sonhar com um mundo melhor se não gastar a vida lutando por ele. Temos que superar o individualismo e criar consciência coletiva para transformar a sociedade", disse na UERJ.


Mujica dá palestra no Brasil e fiz que "falta decência na política"

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem