As multas são constantes e pelas mais variadas infrações, aumentando com a implantação do Estacionamento Rotativo, ação mais que correta no combate à violência no trânsito, a segurança do condutor e o pedestre e por uma cidade mais organizada. Porém, vale questionar o que está sendo feito com esse dinheiro arrecadado.


Para onde vai a verba das multas de trânsito pagas em Jacobina?


O Serviço Municipal de Tráfego e Transportes de Jacobina - SMTT, cuja função é organizar o trânsito local, é um dos mais valente dos setores da Prefeitura Municipal de Jacobina, uma vez que, conta com apenas 13 agentes para uma frota de cerca de 25 mil veículos circulando nas ruas, conforme informações do Departamento Nacional de Trânsito - Denatran.


Contudo, é fácil constatar que a autarquia municipal não dispõe de estrutura suficiente para que os condutores se sintam satisfeitos em pagar as multas aplicadas. Nossas faixas de pedestres são pintadas com produtos inadequados e de vida útil curtíssima, as demais sinalizações de solo não existem (vide Rua Francisco Rocha Pires, João Fraga Brandão e Rua do Derba), faltam semáforos em cruzamentos perigosos como o do Servilar, faltam fardamentos novos para os agentes (alguns usando calças jeans para alternar), algumas viaturas circulam sem Giroflex, entre outras precariedades.


Temos à frente do SMTT o senhor Wagne Melkart, um excelente profissional, cumpridor de seus deveres, que temos certeza que, assim como outros competentes chefes de setores, se sente engessado pelas limitações de uma administração vil. E não estamos aqui colocando nele os problemas enfrentados pelo órgão, só estamos querendo entender o porque de tantas multas e tão poucas estruturas. Porque será que nosso gestor não repassa a verba adquirida pelo SMTT? Porque esse setor que é uma autarquia, ainda não recebeu sua independência para poder trabalhar com seu próprio dinheiro? Até quando os cidadãos terão que pagar por produtos de má qualidade? Perguntar não ofende.


Soubemos por conversa de pé de orelha que, em uma reunião entre gestor, secretários e coordenadores, foi cobrado que alguns setores estavam divulgando suas obras sem exaltar o nome da Prefeitura Municipal e que, para tudo (mais do que certo) o nome da PMJ tem que vir em primeiro plano. Vaidade em alta, eleições se aproximando e, tudo é motivo para acumular louros. "Avante colaboradores!" mesmo que capengas e com as mãos vazias, continuemos mantendo a pose, afinal, o que vale é o que está sendo divulgado!


"Uma blitz me parou
quis engrossar
E antes que EU pudesse argumentar
Um sargento falou para um soldado


Multa, esse Feladapulta, Multa
Esse Feladapulta, Multa que é para moralizar
Multa, esse Feladapulta, Multa
Esse Feladapulta, Multa que é para moralizar..."
A Multa - Falcão


Por Igor Fagner / Rota 324

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem