A equação é simples: temperaturas elevadas + excesso de eventos culturais + aulas = 2015.2. Esse resultado é o que aguarda os alunos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) no mês de janeiro.  Na tarde de ontem, em reunião na Reitoria, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou, por unanimidade, o novo calendário acadêmico proposto pela Superintendência de Administração Acadêmica (Supac).


Aulas na Ufba retornam na segunda-feira (19) após greve de 139 dias


Com a decisão, as atividades acadêmicas do semestre 2015.1 serão retomadas já nesta segunda-feira, após o fim da greve de professores que durou 140 dias. Já o semestre 2015. 2 terá início no dia 11 de janeiro de 2016. “Apesar de parecer extravagante passar mais 40 dias sem atividades de ensino, entendemos como prejuízo iniciar o calendário antes disto.


Os docentes precisam de dez dias de férias após desempenharem suas atividades acadêmicas e a administração necessita de uma semana para melhoria e organização dos espaços, por isto, propusemos 11 de janeiro”, afirmou o reitor da Ufba, o professor João Carlos Salles.


Com isso, o encerramento de 2015.2 ficou definido para 20 de maio de 2016. O início do semestre 2016.1 não ficou decidido, o que só vai acontecer no ano que vem. O Consepe decidiu, ainda que na semana que vem, quando as aulas serão retomadas, os  professores não realizem chamadas nem avaliações.


A recomendação está de acordo com a reivindicação dos estudantes que também estiveram presentes na reunião. “O conselho respeitou nossos levantamentos, inclusive, em relação ao trancamento de disciplinas. Vemos com bons olhos este novo calendário”, afirmou a coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Lorena Pacheco, 20. O período para o trancamento de disciplinas de 2015.1 foi uma das pautas levantadas pelos estudantes.


De acordo com a superintendente acadêmica, Nancy Vieira, ficou acordado que os alunos terão do dia 19 deste mês até o dia 29 para realizar o trancamento, ainda feito presencialmente na Secretaria Geral dos Cursos (SGC). “Sabemos que isto está assegurado, mas não sabemos os mecanismos para isto acontecer”, ressaltou o estudante Silas Felix Bizerra.


A estudante Laila de Castro, 19, foi aprovada na universidade após fazer a prova do Enem, em 2014, para ingressar no semestre 2015.2, mas só vai  iniciar as aulas em 2016. “É desmotivante ficar este tempo todo sem aulas, mas não vejo problemas em ter aulas no Verão, contanto que elas aconteçam”, disse.


Em janeiro, a Ufba vai receber 2.786 alunos já matriculados e 357 vagas ainda estão disponíveis para a 2ª chamada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em 2016.1 estão previstas 4.456 vagas para novos alunos.


Giulia Marquezini


iBahia

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem