O remédio usado no tratamento para anemia falciforme vai ser produzido na Bahia. O governador Rui Costa assinou nesta sexta-feira, 16, um acordo entre a Bahia e a indústria farmacêutica italiana Chemi, que permite a Bahiafarma começar a produção do hidroxiuréia, no prazo de oito meses e um ano.


Bahia produzirá medicamento para anemia falciforme


A produção baiana vai atender plenamente à demanda do SUS da Bahia e de outros estados, com condições de exportar o medicamento. Atualmente, o Brasil importa a hidroxiuréia e o fornecimento não atende a toda necessidade da população.


Com cerca de 30 mil casos da doença, a Bahia é o local com maior número de portadores de anemia falciforme fora do continente africano. Estima-se que, a cada 650 bebês nascidos vivos, um possui a doença.


"É um momento marcante para o Brasil. Vamos garantir a disponibilidade, com menor custo, do medicamento para o tratamento de uma doença com alta incidência no país e que não recebe a atenção que deveria", afirma  o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, por meio de nota.


Ela afirma que vai "transformar a Bahia no centro de referência do tratamento da anemia falciforme do Brasil, gerando ainda emprego e renda".


Bahia produzirá medicamento para anemia falciforme

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem