Para enfrentar as 4 horas e meia de prova do Enem, hoje, e 5 e meia amanhã, é importante estar com o corpo relaxado para que a mente funcione a todo vapor. Por isso, a pedido do Correio, a professora de Educação Física Selma Alves indicou exercícios de alongamento simples e rápidos que podem fazer diferença e se traduzir em pontos preciosos na hora da prova.


Falta pouco! Alongamento e cuidados com corpo são importantes antes do Enem


“Quando você alonga, a  flexibilidade da musculatura é aumentada.  Ela vai ser preparada para ficar um bom tempo em uma mesma posição, o que dá uma sensação de conforto e relaxamento”, ressaltou a professora (de preto, nas fotos).


A estudante Cássia Helen Lobo, 19 anos, vai seguir as dicas. Ela, que teve um derrame nas articulações, aos 7 anos, e ainda hoje sente incômodo quando fica muito tempo sentada, não falta nunca às sessões de fisioterapia.


Falta pouco! Alongamento e cuidados com corpo são importantes antes do Enem


O problema de saúde, inclusive, gerou um amor pela profissão, para a qual tentará uma vaga. “Por passar tanto tempo indo nas sessões, acabei decidindo que era isto que eu queria fazer da vida”, afirma.



Respiração


Fazer exercícios corretos de respiração também ajuda a acalmar e a se  concentrar.  “É importante não prender a respiração. Respirar corretamente ajuda na amplitude e flexibilidade da musculatura. A dica é inspirar pelo nariz e expirar pela boca, de forma tranquila”, afirma Selma.


A estudante Carolina Passos, 17, acredita que técnicas corretas podem ajudar a garantir  sucesso na prova.  “Ontem, participei de uma meditação em grupo, com música e exercícios de respiração. Durante a prova vou aplicar as técnicas de respiração para ter mais concentração e foco”, contou.Portanto, agora que faltam só algumas horas, se prepare!


Por Giulia Marquezini / Rede Bahia

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem