No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. Em lembrança a data, o Governo do Estado da Bahia tem preparado shows, mostras, espetáculos de teatro e dança, além de palestras sobre a importância da cultura de matriz africana na Bahia.




[caption id="attachment_28938" align="aligncenter" width="620"]Programação cultural celebra o mês da Consciência Negra em toda Bahia (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)[/caption]


No mês de novembro, estão sendo realizados um total de 61 eventos. Na terça-feira (17), começou em Salvador a programação especial Consciência Viva, com celebração da cultura negra, através de apresentações do bloco afro Muzenza, das bandas IFÁ Afrobeat, Diamba e Afrodisíaco e atividades como VI Encontro Mauanda Bankoma, entre outras atrações. A programação do Consciência Viva vai até o sábado (21).


No dia da Consciência Negra, duas caminhas estão previstas para acontecer em Salvador. A partir das 15h, a XXXVI Marcha Zumbi dos Palmares, uma iniciativa da Coordenação Nacional de Entidades Negras, tem saída prevista do Campo Grande com destino à Praça Municipal. Já a 15ª Caminhada da Liberdade, sob a responsabilidade do Fórum de Entidades Negras da Bahia, será animada ao som de trio elétrico, saindo da Lapinha com destino à Baixa dos Sapateiros, e microtrio, do Curuzu à Lapinha.


No Cine Teatro Solar Boa Vista, uma programação temática vai reunir diversas atividades em multi linguagens, como a mostra ‘Artes do Engenho - Consciência Negra’, até domingo (22).


Por sua vez, o Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória, recebe a exposição ‘Faces’, do fotógrafo baiano Alvaro Villela, até o dia 30, das 14h às 19h. A mostra retrata a interpretação do artista aos quilombolas nas comunidades da Barra e do Bananal, que vivem desde o século 17 às margens do rio Brumado, na Chapada Diamantina.


A exposição ‘Gullah, Bahia, África’, do linguista americano Lorenzo Turner, fica aberta à visitação pública do dia 24 de novembro até 31 de janeiro de 2016, na Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, com fotografias e áudios de gravações dos terreiros de candomblé da Bahia registradas no século passado pelo linguista. Em Nazaré, a Biblioteca infantil Monteiro Lobato promove o Jogo de Memória sobre o continente africano, além de oficina de máscaras africanas, teatro e bate-papo com ativistas que militam em prol da igualdade racial até o dia 30 deste mês.


No dia 26, às 15h, o grupo Contação da Alegria apresenta o ‘Reconto: Chico Juba’, a história de um menino que não aceita o seu cabelo grande e crespo no Espaço Cultural Alagados. Já o Centro Cultural de Plataforma exibe a mostra de talentos ‘As Africanidades’, da Escola Municipal de Plataforma, com atividades de dança, música, teatro e artes visuais. O evento acontece na sexta-feira (20), às 20h.


Comemorações no interior


Em Alagoinhas, o espetáculo 'Negro Eu!’ lembrará o Dia da Consciência Negra. O espetáculo conta com três sessões - 9h, 15h e 19h - no Centro de Cultura de Alagoinhas. No dia 27, a primeira Semana Nata de Atividades será aberta com a peça  ‘Exu, a Boca do Universo’, do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas. O evento contará ainda com oficinas de teatro, apresentação de espetáculos e bate-papo com toda equipe após a apresentação.


Porto Seguro também prepara uma programação especial para o mês da Consciência Negra. Na quinta-feira (19), às 19h, o Instituto Sociocultural Brasil Chama África organiza a oitava edição do desfile ‘A Mais Bela Chama da África’, no Centro de Cultura de Porto Seguro. O objetivo da ação é elevar a autoestima dos jovens negros do município.


Na sexta-feira (20), também em Porto Seguro, o projeto 'Kizomba - resistência de um povo', em parceria com o Movimento Negro de Porto Seguro, promove ações de dança, música, gastronomia, capoeira, oficinas de turbantes e tranças.


Correio24h

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem