A empresa Yamana Gold divulgou, nesta terça-feira, 17, um comunicado oficial sobre as barragens de rejeito da empresa em Jacobina. Após as matérias que relataram a preocupação da população jacobinense, principalmente depois da tragédia em Mariana (MG), a mineradora vem sendo cobrada a dar explicações sobre os riscos das barragens em Jacobina.


Yamana divulga comunicado sobre barragens de rejeito em Jacobina


A Yamana afirma que as barragens estão inspecionadas e dentro dos mais rigorosos padrões internacionais de segurança. Confira a íntegra do comunicado abaixo:


Comunicado Oficial


A Yamana e sua subsidiária Brio Gold têm o compromisso de atender e superar os padrões internacionais e os requisitos legais relacionados à gestão ambiental. Como parte desses esforços, todas as unidades mantêm um Sistema de Gestão de Barragens elaborado com base em  rígidos controles de segurança, construção e operação que garantem a confiabilidade das estruturas com o objetivo de minimizar e mitigar algum potencial risco ambiental. Neste sistema, todas as barragens são monitoradas constantemente e as inspeções de segurança são realizadas regularmente por profissionais  da própria empresa e por consultores externos especializados. Todas as operações e as barragens passaram por inspeções recentes.


Todas as unidades da Yamana e da Brio Gold são certificadas pelo OHSAS 18001 (Saúde e Segurança) e ISO 14001 (Gestão Ambiental), e têm planos de atendimento à emergência atualizados para qualquer evento atípico.


Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem