As inscrições para o sorteio eletrônico de 11.004 vagas de Educação Profissional no estado começam nessa segunda-feira. É possível escolher entre 35 cursos técnicos de nível médio em 2016 espalhados por 62 cidades. Só pode se inscrever quem mora na Bahia e cursou ensino médio de forma gratuita, seja na rede pública, em instituições filantrópicas ou com bolsa integral em colégios privados.


Inscrições para 11 mil vagas de cursos técnicos começam na segunda (21); 36 vagas para Jacobina


Os interessados podem se inscrever até 5 de janeiro; o sorteio será no dia 13 do mesmo mês. As informações são da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Entre as mais de 11 mil vagas para 2016, a Região Metropolitana de Salvador concentra 2.832.


O curso com mais vagas ofertadas é Técnico em Enfermagem, com 2.052. O curso é dos  mais procurados. “Tem alguns cursos que possuem uma procura maior do que alguns de nível superior, como Enfermagem, Edificações e Segurança do Trabalho”, afirma o superintendente de educação profissional da SEC, Almerico Lima.


Clique aqui para conferir todas as vagas disponíveis


Inscrição


No ato da inscrição, feita no site da Secretaria da Educação, o candidato precisa escolher o curso, turno, município e em qual Centro de Educação Profissional quer estudar. É necessário escolher, ainda, uma das duas opções de acesso disponíveis. Uma delas é o sorteio, uma escolha aleatória feita por um sistema eletrônico. A outra é pelo rendimento escolar, na qual  o candidato insere a média das notas de Língua Portuguesa e Matemática do último ano do ensino médio, ou sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Metade das vagas será reservada para cada opção de acesso.


Segundo Lima, a escolha por reservar vagas por rendimento escolar é uma das  novidade este ano. “A intenção é estimular aquele estudante que tem se destacado no rendimento escolar. Mas muitos concluíram o ensino médio há muito tempo, não vão fazer Enem. Por isso, mantemos o sorteio para 50% das vagas”, declara. Qualquer dúvida sobre o processo de inscrição pode ser enviada para o email sorteio.suprof@educacao.ba.gov.br.


A matrícula para os cursos técnicos será feita entre os dias 25 e 27 de janeiro. Os candidatos selecionados precisam entregar cópia, acompanhada do original, do CPF, RG, comprovante de residência e histórico escolar. Quem terminou o ensino médio em 2015 pode entregar um atestado de conclusão — mas precisa apresentar o histórico até 60 dias depois.


Dados


A SEC informa que, caso haja alguma incongruência entre os dados informados na inscrição e os documentos apresentados, o candidato será desclassificado. Caso a opção de acesso escolhida seja por rendimento escolar, a nota informada precisa ser igual ao que está no histórico do aluno. No caso do Enem, a nota será verificada pela própria secretaria, a partir do CPF do candidato.


O último processo seletivo ofertou 13.395 vagas no estado, divididas entre 48 cursos. Segundo o superintendente de educação profissional da SEC, a grande quantidade de vagas ofertadas nos últimos anos demonstra a importância que o governo do estado vem dando à educação profissional.


“Durante muito tempo não houve oferta de educação profissional no estado, as pessoas faziam ensino médio de formação geral”, diz, informando que haviam 4 mil matrículas dessa modalidade em 2006; em 2015, foram 82 mil.


“Temos no mundo uma maior complexidade no processo produtivo, uma série de serviços públicos e privados. Em todas essas áreas, você tem profissionais de nível superior e de nível técnico. Os dois são importantes, se não tiver um ou outro não fica bom”, completa.


Correio24h

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem