Um relato emocionante de um voluntário que luta contra as chamas que consomem as serras na região do povoado de Itapicuru, em Jacobina, desde a última segunda-feira (7) descreve uma realidade triste, resultante das queimadas criminosas que vêm ocorrendo em Jacobina e grande parte da Chapada Diamantina.


"Dá para ouvir a dor dos animais inocentes", diz voluntário sobre incêndio em Jacobina


Léo Amorim relata que as chamas chegaram a alcançar dez metros de altura, matando animais, afugentando outros e devastando toda a vegetação. Em entrevista ao Jacobina Notícias, Leonardo conta que o fogo teve início no povoado de Itapicuru, se alastrou pela serra de João Belo e Canavieira, em Jacobina, chegando próximo ao Parque Estadual das Sete Passagens, já no município de Miguel Calmon.


"Ontem eu vi o tamanho da ignorância humana. As chamas aparentemente chegam a ter mais de dez metros. É uma imensa e extensa coluna de fogo consumindo tudo. Animais encurralados sendo queimados vivos, outros fugindo e sendo devorados por cachorros e capturados pelo animal homem. Não sei definir o meu sentimento nesse momento. Se ódio, pena ou desespero. Acredito que todos eles juntos. Dá para ouvir a dor dos animais inocentes. Meu Deus, rogamos a ti senhor", desabafou Léo.


Apoio aéreo urgente


O voluntário Léo também relata o risco do fogo se alastrar ainda mais e causar uma devastação sem precedentes na região turística de Itaitu e no Parque Estadual das Sete Passagens. "Ontem foi feito um grande aceiro pelos brigadistas do Parque Estadual das Sete Passagens, na tentativa de evitar que o fogo chegue lá. O que aparentemente funcionou. O fogo então desceu o vale, e a nossa esperança é que não ultrapasse um riacho que encontra-se no fundo desse vale. O problema são os fortes ventos e o difícil acesso a essas áreas. Se o vento soprar forte e jogar as chamas por cima, só Deus sabe onde irá parar. Precisamos desesperadamente do apoio aéreo", concluiu.



Veja imagens


[gallery columns="2" size="medium" link="file" ids="29858,29860,29861,29862,29863,29864,29865,29866,29859,29867,29868,29869,29870,29871"]

Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem