Cerca de quinze animais entre cães e gatos aguardaram hoje, ansiosamente para o começo de uma nova vida ao lado de uma família com muita responsabilidade, cuidado e amor. Eles integraram mais uma edição da campanha Miaudote que acontece mensalmente na avenida Getúlio Vargas e é realizada pela Associação Protetora dos Animais (APA) e a clínica veterinária o Bicho.


Campanha promove adoção responsável de animais em Feira de Santana


Com o passado geralmente de maus tratos e abandono, esses animais são todos assistidos pela APA , uma organização não governamental que há 13 anos realiza um trabalho de proteção animal em Feira de Santana. A instituição que atualmente abriga 171 cães e 158 gatos, com alimentação e cuidados gerais, todos os meses disponibiliza animais para a adoção responsável à comunidade feirense. Desde filhotes com um mês de vida, até animais com seis anos, todos aguardam a chegada de um novo dono e o início de uma vida mais feliz.


Bianca Brito, protetora animal e voluntária da APA explica que a campanha busca incentivar a adoção responsável de animais e é também a oportunidade para as pessoas praticarem um gesto de amor e solidariedade assumindo o compromisso de cuidar de um cão ou gato que podem revelar o significado de uma verdadeira amizade. Ela destaca que todos os animais que são disponibilizados pela campanha são castrados, vacinados e vermifugados. Além disso, o processo de adoção é composto por uma entrevista, apresentação de documentos e uma triagem.




[caption id="attachment_34885" align="aligncenter" width="620"]Campanha promove adoção responsável de animais em Feira de Santana Bianca Brito diz que os animais são castrados, vacinados e vermifugados (Fotos: Ed Santos / Acorda Cidade)[/caption]


“Temos filhotes de um mês até animais com seis anos. São animais castrados e todos são vacinados e vermifugados. Não disponibilizamos para adoção animais doentes. Quando pegamos um animal enfermo primeiro cuidamos e tratamos. Só depois que ele estiver recuperado trazemos para a campanha. Aqui estão disponíveis animais bem de saúde e quem pode adotar são pessoas maiores de 18 anos ou menores com o consentimento dos pais. A adoção é mediante comprovação de residência e aprovação na nossa triagem”, disse.


Campanha promove adoção responsável de animais em Feira de Santana


Ele ressalta que a APA realiza ações como a campanha, com o intuito de incentivar o cuidado e a responsabilidade com os animais e também arrecadar fundos para a manutenção do trabalho, como a compra de rações e medicamentos. As despesas mensais da instituição contabilizam o valor de R$ 10.000 e segundo Bianca está cada vez mais difícil para a APA se manter e dar continuidade às suas ações. “Fazemos campanhas, eventos como bazar, show beneficente e recebemos doações”, completou.


Nesta edição da campanha Miaudote, também buscando contribuir para a arrecadação de fundos para a APA, foram vendidos ovos de páscoa. São produtos confeccionados pelos voluntários e através de doações, com o objetivo de somar esforços para a defesa e a proteção dos animais. Qualquer doação pode ser feita através de contato pelo site ou facebook da instituição.


Uma amigo para toda vida


Lindiane Rios esteve na Miaudote e saiu de lá acompanhada de uma cadelinha. Ela contou que gosta muito de animais, não tem filhos e foi impossível resistir a tanta fofura da sua mais nova companheira. Segundo Lindiane, adotar um animal é um gesto de amor. Ela disse que não tem vontade de comprar um animal e preferiu adotar, pois está dando a oportunidade a um animal que poderia estar nas ruas ou sofrendo maus tratos.


Campanha promove adoção responsável de animais em Feira de Santana


“O bicho de estimação completa a família. A gente sempre precisa deum bichinho em casa para cuidar. Eles são tão amorosos e tão graciosos. Eu ainda não tenho filhos e gosto muito de animais. Preferi adotar, porque um animal que está à venda muitas pessoas podem comprar. Adotei porque ela poderia estar na rua e agora vai ter amor e carinho em um novo lar”, relatou feliz com sua cadelinha nos braços.


Apesar de ser muito dócil, companheiro e brincalhão, não foi dessa vez que o cãozinho Tigrado conseguiu um dono responsável para levá-lo para um novo lar. Com aproximadamente três anos de vida, ele foi resgatado há um ano pelos voluntários da APA em uma situação muito difícil. Atropelado e muito debilitado ele teve fratura de fêmur e com muito cuidado e muita sorte conseguiu se recuperar.


Campanha promove adoção responsável de animais em Feira de Santana


Hoje Tigrado é só saúde. Aos cuidados da APA, assim como outros animais ele espera que sua alegria seja completada e apareça em breve um bom dono e um lar só com bons sentimentos. Ele está cheio de amor para dar e disposto a começar uma bela amizade pelo resto de sua vida.


Rachel Pinto / Ed Santos / Acorda Cidade

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem