A Operação Lava Jato chegou na 24ª fase nesta sexta-feira (4) com mandados de busca, apreensão e conduções coercitivas na casa do ex-presidente Luiz Inácio da Silva, em São Paulo. O Instituto Lula também é alvo da operação.


Polícia Federal faz operação na casa do ex-presidente Lula


Além dos endereços de Lula, que fica em São Bernardo do Campo, em São Paulo, outros mandados estão sendo cumpridos pela Polícia Federal desde às 6h, em três estados - incluindo a Bahia. Em Salvador são cinco de mandados de busca e apreensão, além de uma condução coercitiva.


Lula é um dos alvos dos mandados de condução coercitiva. Ele foi levado pela Polícia Federal para o aeroporto de Congonhas. A operação envolvendo o ex-presidente foi autorizada pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela investigação da Lava Jato em Curitiba.




[caption id="attachment_34245" align="aligncenter" width="620"]Polícia Federal faz operação na casa do ex-presidente Lula PF e Receita cumprem mandados de busca e apreensão em condomínio no Horto Florestal (Foto: Divulgação/Receita Federal)[/caption]


A Receita Federal também participa da Operação. No total são 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva - quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento. Cerca de 200 policiais federais e 30 auditores da Receita Federal estão participando da ação em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.


Segundo a PF, a operação dá continuidade nas investigações de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro dentre outros praticados por diversas pessoas no esquema criminosos revelado e relacionado a Petrobras.




[caption id="attachment_34248" align="aligncenter" width="620"]Polícia Federal faz operação na casa do ex-presidente Lula Polícia Federal faz operação na casa de Lula[/caption]


Esta fase foi batizada de Aletheia, uma referência a uma expressão grega que significa busca da verdade. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, são investigados crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A investigação apura envolvimento de políticos no esquema de pagamento de propina por grandes empreiteiras em troca de obras na Petrobrás a partidos.


Discriminação dos Mandados:




  • Rio de Janeiro (Capital) – 2 mandados de Busca e Apreensão

  • Bahia (Salvador) – 5 mandados de Busca e Apreensão + 1 Condução Coercitiva


São Paulo




  • Capital – 18 mandados de Busca e Apreensão + 6 Conduções Coercitivas

  • SBC – 5 mandados de Busca e Apreensão + 2 Conduções Coercitivas

  • Guarujá – 1 mandados de Busca e Apreensão

  • Diadema – 1 mandados de Busca e Apreensão + 1 Condução Coercitiva

  • Santo André – 1 mandados de Busca e Apreensão

  • Manduri – 1 mandados de Busca e Apreensão

  • Atibaia – 2 mandados de Busca e Apreensão + 1 Condução Coercitiva


Correio24h

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem