Na manhã desta sexta-feira, 17, aconteceu na Câmara de Vereadores, o primeiro seminário sustentável sobre o Turismo de Jacobina e Região. Com o objetivo de buscar conhecer e divulgar o turismo, potencializando a economia da cidade e territórios a partir de uma organização, formação e divulgação dos atrativos turísticos existentes no contexto local, impulsionando o desenvolvimento sustentável, gerando renda e emprego para sua população e trazendo efeitos benefícios para a preservação da cidade.


Jacobina promove o primeiro seminário sustentável de Turismo


Participaram da mesa de discussões o representante da Sedur, Divaldo Gonçalves, o Diretor de Turismo de Jacobina, Geyder Gomes, o vice-prefeito, Cleriston Alves, a Diretora de Cultura, Karla Geane, o Secretário de Meio Ambiente, Daniel Moura, o Secretário de Esportes, Henrique Lima, os vereadores Junior de Todos, Batista do Junco, Noelson Oliveira, Eduardo Ribeiro, as vereadoras Jane Márcia e Lucinete, o presidente da associação de pessoas deficientes, Adenilson, a poetista Minita Montenegro, Túlio Simões da agência de Turismo de viagens, Richard da Aspaf, a professora Mariana da Escola Carlos Gomes da Comunidade Bananeira, Dalva da comunidade Quilombolas e o estudante do Comuja Everton.


Segundo o diretor de turismo de Jacobina, Geyder Gomes, o seminário foi um instrumento importante para escutar a sociedade. “ O primeiro contato com o público, abrindo a discussão política de turismo em forma compartilhada. Já existe uma lei de 1998 que institui o conselho de turismo só que estava parada, mas agora vamos divulgar o turismo com bastante força”, disse Geyder.


Para o vice-prefeito de Jacobina, Cleriston Alves, é importante para Jacobina trabalhar o turismo, pois o município da cidade tem um potencial muito grande. “ Antes alguns gestores não entenderam a importância do turismo e agora na gestão de Luciano, vamos incentivar o turismo e aumentar a demanda nas hotelarias. Tenho certeza que vamos ter vários momentos com e esse e estamos aqui para ouvir e aprende mais “, disse Cleriston.


A secretária de Cultura Karla Geane, parabenizou o vereador Junior de todos e disse que a iniciativa foi louvável e que a cultura trabalha junto com o turismo mostrando o potencial que Jacobina possui.


Para o dono da agência de viagens, Túlio Simões, Jacobina além de ter um grande potencial de turismo, tem muitos atrativos culturais como a marujada. “ Promover a discussão para sustentabilidade do turismo e a preocupação ambiental é de suma importância. Nós temos a rampa de vôo livre que é a quarta rampa de estrutura do país, a caminhada ecológica, a micareta que é a primeira do Brasil , esportes radicais e um leque de atividades que podemos oferecer na cidade, por isso vamos debater para que o turismo seja sustentável”, disse Túlio.


O seminário seguiu com discussão sobre o plano de ação e prioridades do desenvolvimento turístico do município e com apresentações culturais. Além disso, durante o evento houve uma exposição de artesanato em cerâmica dos índios KIriri de Jacobina.


Por Morgana Gonçalves / Fotos: Mario Luna
AscomPMJ

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem