Pelo menos 50 pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas em um tiroteio durante um show em Las Vegas. Trata-se do mais letal ataque deste tipo na história moderna dos EUA. Um atirador abriu fogo na plateia de um festival de música no hotel Mandalay Bay. A polícia informou que ele estava no 32° andar do hotel.



Os policiais usaram explosivos para derrubar a porta do quarto onde o homem estava. O atirador se suicidou.


Segundo o porta-voz da polícia, Joe Lombardo, acredita-se que o autor dos disparos agiu como "lobo solitário" - como são chamados ataques planejados e executados individualmente.


O som do que parecia ser prolongados disparos de arma automática foi registrado em vídeos amadores postados nas redes sociais.


Cerca de 400 pessoas foram levadas a hospitais da cidade após o ataque, segundo as últimas informações da polícia. Mais de 22 mil estavam no festival no momento dos disparos.


Mais tarde, a polícia anunciou que o suspeito era Stephen Paddock, um homem branco de 64 anos que não tem passagens pelas Forças Armadas. Episódios similares já foram protagonizados por ex-militares.


Paddock foi identificado como morador da cidade.


O Centro Médico Universitário, um dos hospitais que receberam feridos, informou que 14 pessoas estão em estado grave.


Pelo Twitter, o presidente Donald Trump enviou condolências às vítimas. Dois de seus antecessores, Barack Obama e Bill Clinton, cujas administrações foram marcadas por políticas (ou tentativas) de controle na venda de armas, também usaram a plataforma para expressar seu pesar. Clinton, que ocupou a presidência entre 1993 e 2000, escreveu que "isso (o tiroteio) deveria ser algo inimaginável nos EUA".


O tiroteio ocorreu por volta de 22h (horário local). O cantor Jason Aldean estava se apresentando no momento dos disparos e deixou rapidamente o palco.


Testemunhas relataram que centenas de tiros foram disparados. O britânico Mike Thompson, morador de Londres, estava perto do local do show no momento do ataque e diz que ouviu o som dos disparos.


"Estávamos a caminho do nosso hotel, o MGM, após o jantar, quando vimos pessoas correndo em pânico na nossa direção. Um homem tinha sangue por todo o corpo. Foi quando percebemos que algo estava muito errado", contou.


"Eu conseguia ouvir os sons de tiros, então puxei meu companheiro e corremos", completou.


Alguns voos foram desviados do aeroporto Las Vegas McCarran quando surgiram as primeiras notícias sobre o tiroteio.


Logan Cruz and Liberty Psesser, que estavam perto do palco, contaram que houve pânico no momento dos tiros, sobretudo depois de o cantor Jason Aldean, que estava no palco, ter corrido em busca de abrigo. "As pessoas saíram correndo em despespero e vimos muita gente se pisoteando", disse Cruz.


Pessoas fugindo dos tiros encontraram abrigo em hotéis, restaurantes e no aeroporto.


O festival de música teve início na sexta-feira, com shows nos terrenos de diferentes hotéis Las Vegas.


Didier Perez, do Texas, disse que viu pessoas chorando pelas ruas quando estava chegando ao hotel onde estava hospedado.


"Perguntamos a uma pessoa o que havia acontecido e ela disse que estavam em um show de música country e que havia um atirador lá," relatou.


"Foi aí que eu vi algumas pessoas ensanguentadas. Algumas pessoas estavam em choque e chorando. Ouvimos rumores de que haveria outros atiradores, mas era alarme falso. Houve pânico generalizado", disse.



Veja vídeos:


[youtube https://www.youtube.com/watch?v=lsnS6CadElo?rel=0]

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=lzC0JpKshkM]

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=nLz2WC_S3wk]

Fonte: BBC Brasil

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem