Uma chuva de granizo surpreendeu moradores da região serrana do município de Parambu, no Ceará, no fim da tarde de quarta-feira, 20. Fenômeno provocou alagamento e derrubou árvores nas três comunidades atingidas: Serra do Lopes, Sítio Farias e Serra de Uruburetama. O POVO não conseguiu contato com a Defesa Civil do município até o momento, mas, conforme relatos de moradores, não houve feridos.



Embora não sejam raros os casos como esse no Estado, essa é a primeira vez que um alto volume de granizo é registrado, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).


"A partir das imagens, podemos dizer que é a maior quantidade que se acumulou na superfície de solo, pelo menos no Ceará", explicou Raul Fritz, supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme.


A chuva de 18 milímetros ocorreu por volta das 17 horas e durou cerca de 30 minutos. Registros de moradores mostram o chão coberto de cristais de gelo. O neto da agente comunitária Damiana de Sousa, 51, gravou o momento em que a chuva ocorria. Ela conta como foi o temporal. “A chuva veio com muita ventania, trovoada e relâmpago, arremessando a telhas das casas”, descreveu Damiana.



Veja o vídeo:


[youtube https://www.youtube.com/watch?v=O3hrEu0hH58]

Moradora da comunidade Serra do Lopes, Antônia Pereira, 48 anos, ficou surpresa com o acontecimento. “Foi uma grande chuva, forrou nosso solo completamente. Até hoje pela manhã havia pedrinhas de gelo nas ruas”, relata.



Entenda


Meteorologista explicou que o fenômeno foi ocasionado devido à formação de uma nuvem grande desenvolvimento vertical. “São nuvens bem frias, bastante desenvolvidas, elas são chamadas de cúmulo-nimbo. Esse tipo de nuvem cresce verticalmente e se desenvolve muito em altura. Portanto, o topo é gelado e forma o granizo. A temperatura do topo dela pode chegar a 70 graus negativos”, descreveu Fritz.


Fonte: O Povo

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem