É de senso comum que levar um estilo de vida saudável implica fazer exercícios regularmente, além de ter alimentação adequada. Porém, um novo estudo sugere que o café e o álcool podem fazer parte da rotina sem prejudicar a saúde.

Segundo novas pesquisas de famosos institutos internacionais, tomar estas duas bebidas moderadamente e, claro, em períodos alternados, pode ajudar as pessoas a viverem mais e melhor.

Os pesquisadores acompanharam hábitos alimentares de mais de 1.800 pessoas. A cada seis meses os participantes se submetiam a diferentes testes neurológicos, cognitivos e físicos. Durante as análises foram coletadas informações sobre suas dietas, estilos de vida, histórico médico, entre outras informações ligadas à saúde dos voluntários.

Nutrientes

Os coordenadores do estudo intitulado “The 90+” se surpreenderam ao constatarem que dois dos hábitos que ajudaram os pacientes a viver mais foram o consumo de álcool e de café todos os dias.

Segundo o resultado, pessoas com hábitos de ingerir as bebidas, moderadamente e em intervalos, podem viver além dos 90 anos.

Os participantes que bebiam diariamente dois copos de cerveja ou duas taças de vinho eram 18% mais propensos a viver mais.

Já para os amantes de café, a probabilidade de anos a mais na vida era 10% maior diante daqueles que não tinham o mesmo costume de consumo.

“Eu não tenho explicação exata para isso”, admitiu a doutora Claudia Kawas, coordenadora do estudo. “Mas acredito realmente que beber moderadamente ajuda na longevidade, embora estes resultados não sejam uma desculpa para abusar do consumo destas bebidas”, alertou Claudia.

A nutricionista Jennifer Markowitz declarou ao The Daily Meal que estudos relacionados com o consumo do álcool são, muitas vezes, feitos apenas na base da observação. “Por essa razão nós só podemos dizer que alguma substância na bebida está associada à saúde e longevidade”, explicou.

Existem vários estudos cujo o objeto de pesquisa é o efeito da bebida no organismo das pessoas. Alguns até sugerem que cerveja e vinho, por exemplo, têm um impacto real na longevidade. Outros demonstram que o consumo de qualquer tipo de bebida alcóolica com moderação pode trazer benefícios para a saúde.

De acordo com um estudo espanhol, tomar uma caneca de cerveja por dia pode combater a diabetes, evitar ganho de peso e prevenir a hipertensão. Isso porque, além de ter graduação alcoólica baixa, a cerveja contém ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio – nutrientes que protegem o sistema cardiovascular.

Vício

A pesquisa foi realizada com 1.249 homens e mulheres acima de 57 anos. Para as mulheres, o ideal é tomar dois copos pequenos de cerveja por dia, enquanto, para os homens, estão liberados até três copos.

Contudo, o hábito deve estar associado a uma dieta saudável e a exercícios físicos regulares. 

Beber, portanto, torna-se um complemento indispensável em busca de alegrias que tornem a vida mais agradável, daí a resposta do corpo, positiva, a este aditivo. Não pode é exceder-se e fazer da bebida, um amparo, pois aí vira vício.

Por Amanda Silva / A Tarde SP
Postagem Anterior Próxima Postagem