O promotor de Justiça substituto Fábio Camilo da Silva, que foi flagrado bêbado e ameaçou policiais após ter sido abordado, em julho do ano passado, em Terra Nova do Norte e Guarantã do Norte, a 648 km e a 771 km de Cuiabá (MT), foi exonerado do cargo pelo Ministério Público Estadual (MPE), nesta quinta-feira (19).

Na sessão de julgamento do procedimento administrativo contra o promotor, o relator do procedimento disciplinar elencou 10 pontos que colocaram em xeque a conduta e o trabalho do promotor, depois de episódios ocorridos no ano passado.

Um vídeo divulgado à época mostra o promotor completamente alterado durante um abordagem da polícia militar na BR-163, em Terra Nova do Norte. Nas imagens é possível perceber que ele agride verbalmente o policial e chega a dar ordem de prisão.

No carro de Fábio, os policiais encontram latas de cerveja e uma garrafa de uísque. Os militares registram boletim de ocorrência por ameaça, abuso de autoridade e desacato.

Veja o vídeo:



No dia seguinte à abordagem, outros dois boletins de ocorrência foram registrados contra o promotor em Guarantã do Norte por ameaças a um funcionário de um hotel e por quebrar o vidro da porta de um emissora de TV do município.


O promotor foi encaminhado para a delegacia de Guarantã e, em outro vídeo, ele joga água nos pés, no balcão da delegacia e "benze" o local.

À época, Fábio foi encaminhado para o Hospital Regional de Sinop, a 503 km de Cuiabá, onde foi sedado e ficou internado na ala psiquiátrica. Ele foi afastado do cargo.

Julgamento

O relator do procedimento disciplinar, procurador de Justiça Domingos Sávio de Arruda, destacou que no decorrer do processo foram acatados todos os pleitos da defesa para evitar eventual alegação de cerceamento.

Os demais promotores, membros do Conselho do MP acompanharam o voto do relator e, por unanimidade, decidiram pela exoneração de Fábio. Fábio já não é considerado membro do MPE.

G1
Postagem Anterior Próxima Postagem