Jacobina amanheceu com chuva e temperaturas variando entre 17ºC e 22ºC nesta terça-feira (19). A previsão é de mais chuva para hoje. Segundo a meteorologia, durante a noite e na madrugada, as temperaturas devem diminuir ainda mais, podendo chegar a 16ºC. A máxima hoje deve ser de 23ºC, à tarde.

O tempo frio e chuvoso modifica o aspecto das serras do município e cria um cenário ainda mais atraente na Chapada. Com a chuva fina, porém prolongada, já se pode notar um aumento no volume de água nos rios e cachoeiras que circundam o município. O verde toma conta da paisagem serrana.

Chegada do inverno

Há possibilidade de chuva para manhã, com temperaturas ficando na mesma média desta terça. Na quinta-feira, 21, exatamente às 07h07, será o início oficial do inverno no hemisfério sul. A 'estação fria' modifica também o período de luminosidade natural do Sol nos dias que se seguem. Na medida em que os dias ficarão mais curtos, as noites estarão mais longas.

Mudança de hábitos

Com a chegada do inverno, nota-se que alguns hábitos dos jacobinenses também são alterados. O movimento nas praças diminui nos dias mais frios, principalmente a noite; clubes e cachoeiras recebem menos visitantes e os agasalhos deixam os guarda-roupas. Por outro lado, ambientes internos de bares, restaurante e lanchonetes se preparam para receber os clientes durante a estação fria. Jacobina pode chegar a registrar até 13ºC em alguns dias do inverno, como ocorreu em 2017, o que causou estranheza aos visitantes.

Região

Outras cidades da região, a exemplo de Morro do Chapéu, Tapiramutá e o interior de Mirangaba, podem registrar temperaturas ainda mais baixas. Por estar a 1.296 metros acima do nível do mar, Morro do Chapéu já registrou 8ºC em anos anteriores.


Fonte: Jacobina Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem