O local é uma arena itinerante com estrutura para receber até 250 pessoas. No palco, atores e atrizes encenam peças que divertem a plateia e ajudam a conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente. Na plateia, crianças, adolescentes e adultos de olhos vidrados nas figuras que usam música, drama, comédia e arte circense para democratizar o acesso ao teatro e formar novos espectadores. O cenário do Cultura e Sustentabilidade está montado – e pronto para estacionar na Praça da Matriz de Jacobina, entre os dias 4 a 8 de junho.

Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto tem produção da Magma Cultura, patrocínio da Yamana Gold e apoio da Prefeitura Municipal de Jacobina. Além de 14 apresentações teatrais, a programação inclui sessões de cinema, palestras e oficinas de reciclagem. Tudo gratuito e aberto ao público.

“A intenção do projeto é democratizar o acesso do público a espetáculos teatrais”, diz Jefferson Bevilacqua, diretor da Magma. “Ao mesmo tempo, levamos uma mensagem de preservação ambiental”, completa. Ele lembra que o Cultura e Sustentabilidade é parte de uma iniciativa mais ampla – o Projeto Conexão Sustentável – desenvolvido para levar cultura a diversos pontos do País.

O público poderá acompanhar o trabalho de duas companhias especialmente selecionadas para o projeto: a Casa do Bispo Atelier, que vai encenar o espetáculo “Era uma vez… Dom Quixote”, e o Circo Fool, com a peça “Circo Reciclado”. Os participantes também poderão acompanhar palestras, assistir sessões de cinema e aprender a transformar “lixo” em produtos como a estrutura de um jardim suspenso.

O presidente do Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental, Osvaldo Filho, reforça que iniciativas como essa conscientizam e ainda contribuem para ampliar o acesso á cultura e educação. “Além disseminar conteúdos e práticas sustentáveis, o projeto valoriza a cultura e aborda um assunto tão importante como a preservação do meio ambiente de forma lúdica e acessível. Isso nos aproxima da comunidade e contribui para o desenvolvimento local”, destaca.

Confira a programação


Postagem Anterior Próxima Postagem