Produzindo leite há mais de 20 anos, numa pequena propriedade no município de Caldeirão Grande, Centro Norte baiano, Manoelito Pinho Melo Junior, 38 anos, aproximou-se do Sebrae há dois anos. Desde então, vem sendo atendido pela ação de Fertilização in Vitro (FIV), por meio do Programa Viver Bem no Semiárido, executado pelo Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O agricultor também participa do programa No Campo, com diversos produtos e serviços pensados para o empreendedor rural. “Já participai da oficina Gerenciar No Campo e do curso D’Olho na Qualidade Total Rural, capacitações que me possibilitaram técnicas e práticas para melhorar a rentabilidade e impactar no resultado final da produção, especialmente a higienização na produção do leite”, revela Manoelito.

Ele ainda explica que, sem o FIV, seria difícil a melhoria da qualidade genética do rebanho em curto espaço de tempo. “Contratei cinco fertilizações, com subsídio de 70%. Sem essa ajuda, seria muito difícil obter animais de alta qualidade genética, o que resultará, em um futuro bem próximo, o aumento da produtividade e melhor rentabilidade”.

“A oferta da Tecnologia de Melhoramento Genético do Rebanho por Transferência de Embriões, por meio da Fertilização in Vitro (FIV), proporciona aos produtores acesso a animais de alta qualidade genética a custo subsidiado, permitido um incremento de até 100% na produtividade, o que é considerado um grande salto tecnológico para as pequenas propriedades rurais”, ressalta Valdemir Matos, gestor de Agronegócios do Sebrae.

Sobre o programa

O Viver Bem no Semiárido, desenvolvido por meio da parceria entre Sebrae, Sistema Faeb/Senar e Sindicatos Rurais, tem como objetivo proporcionar informações, conhecimento, assistência técnica e acesso à inovação tecnológica a produtores rurais da bovinocultura de leite, da caprinocultura de corte e da apicultura. Por meio das ações do programa, é possível melhorar a qualidade de vida dos produtores e suas famílias.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pessoalmente, no Sebrae em Jacobina (Rua J.J Seabra, 69, Estação), ou pelo telefone (74) 3621-4342. Também é possível entrar em contato com a agência do Sebrae em Senhor do Bonfim (Rua Benjamin Constant, nº 12, Centro), ou no telefone (74) 3541-3046.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
Postagem Anterior Próxima Postagem