Até 14 de julho deste ano, 107 pessoas foram infectadas com sarampo nos Estados Unidos. A doença atinge 21 estados do país, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Estados com registro de sarampo nos EUA:

- Arkansas
- Califórnia Connecticut
- Flórida
- Illinois
- Indiana
- Kansas
- Louisiana
- Maryland
- Michigan
- Missouri
- Nevada
- Nova Jersey
- Nova York
- Carolina do Norte
- Oklahoma
- Oregon
- Pensilvânia
- Tennessee
- Texas
- Washington
O recorde casos da doença nos Estados Unidos ocorreu em 2014, quando 667 casos foram registrados em 27 estados. De qualquer forma, o ano de 2018 nem acabou e o número de casos está perto do total de registros em 2017. 


Os CDC informaram que em 2008 também ocorreu um aumento no número de casos, resultado da disseminação de comunidades contra a vacinação. O ano de 2011 também apresentou uma alta que estava ligada ao alerta da Organização Mundial da Saúde - mais de 30 países da União Europeia eram atingidos pela doença. A maioria dos casos registrados nos EUA naquele ano estavam ligados a turistas franceses.

Neste ano, o governo americano explica o "perfil" da situação:

- A maioria dos infectados não estava vacinada
- O sarampo atinge outras partes do mundo - Europa, Ásia, Pacífico e África - e viajantes continuam a levar a doença para o país.
No Brasil, o perfil é semelhante. O país vive uma alta nos casos da doença, mas com um número 11 vezes maior que o registrado até então pelos americanos. Para barrar a disseminação, uma campanha do Ministério da Saúde segue até o dia 31 de agosto pedindo a vacinação de todas as crianças com até 5 anos de idade. Isso vale também para a poliomielite.

Como funciona:

- Criançãs que não receberam nenhuma dose irão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP)
- Crianças que já tomaram uma ou mais doses receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP) - conhecida como gotinha
- Para o sarampo, todas as crianças receberão a vacina Tríplice viral, independente do histórico de vacinação, que também protege contra a caxumba e a rubéola.
- De acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira (15), mais de 80% dessas crianças ainda não haviam se vacinado.
Os estados com melhor cobertura vacinal são: Rondônia, com 45,01% para a pólio e 43,84% para o sarampo; e São Paulo, com 28,35% para a pólio e 27,91% para o sarampo. Do lado oposto, com as menores taxas de cobertura, estão: Amazonas, com 3,23% do público-alvo vacinado contra a pólio e 3,24% contra o sarampo; e Roraima, com 4,98% contra a pólio e 3,60% contra o sarampo.

G1
Postagem Anterior Próxima Postagem