Cerca de 57 pinguins foram encontrados mortos em uma praia ao Sul de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. Um morador da cidade registrou a cena.

Segundo recorda o G1, há duas semanas mais de 200 animais da mesma espécie foram encontrados sem vida nas praias do município e, também, em Iguape e na Ilha do Cardoso, na mesma região.

O morador contou que notou a presença de urubus sobrevoando a região e decidiu ir até ao local na terça-feira (21). "O forte cheiro também despertou curiosidade. Daí, fui até lá e vi a cena. Deu pena", diz. Segundo ele, todos os animais reunidos já estavam em estado de decomposição.
Daniela Ferro de Godoy, coordenadora do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), afirmou ao G1 que os animais são pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), mesma espécie dos mais de 200 encontrados, em 8 de agosto, nas praias do Litoral Sul.

“Todos já foram registrados, porém, quando estão em um estado avançado de decomposição, como é o caso, a necropsia se torna inviável. Por isso, a pedido das Unidades de Conservação, deixamos esses animais na praia para não prejudicar o ecossistema marinho”, explica.

A publicação explica que os pinguins-de-magalhães são habitantes das zonas costeiras da Argentina, Chile e Ilhas Malvinas, migrando por vezes até o Brasil, no Oceano Atlântico, nas épocas mais frias. Na costa brasileira, os animais encontram águas mais quentes e comida mais fácil.

Moradores que encontrarem animais marinhos vivos ou mortos encalhados em praias devem entrar em contato com o IPeC, que faz a coleta das espécies, no telefone 0800-6423341.


Notícia minuto

Postagem Anterior Próxima Postagem