Pelo menos sete pessoas morreram após um terremoto de magnitude 6,7 atingir a ilha de Hokkaido, no Japão. O novo balanço foi divulgado pelo porta-voz do governo, Yoshihide Suga, que ainda mencionou o desaparecimento de dezenas de pessoas, que podem estar soterradas. Ele ainda afirmou que há cerca de 21 mil  envolvidos nas operações de resgate.

Segundo a televisão pública NHK, pelo menos 200 pessoas sofreram ferimentos. Devido ao ocorrido, os transportes públicos estão paralisados e as escolas de portas fechadas em Hokkaido.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que 25 mil soldados e outros funcionários vão ser enviados para a região com a missão de ajudarem no resgate.

Já o órgão regulador nuclear do Japão declarou que a central nuclear de Tomari, em Hokkaido, recorreu a geradores de emergência para arrefecer o combustível, depois do corte de energia que afetou Hokkaido.

O terremoto ocorreu a 62 quilômetros a sudeste da capital regional, Sapporo, a 40 quilômetros de profundidade, apenas dois dias depois de um tufão ter devastado a região oeste de Osaka. Uma réplica de magnitude 5,3 foi registrada alguns momentos depois em Hokkaido.

Várias pessoas foram dadas como desaparecidas na cidade próxima de Atsuma, onde um enorme deslizamento de terra envolveu as casas numa avalanche de terra, pedras e madeira. 

Com informações da Lusa
Postagem Anterior Próxima Postagem