A TV Globo transmite nesta quinta-feira (4), a partir das 22h, um debate entre candidatos à Presidência da República nas eleições 2018. Este será o último confronto antes do primeiro turno das eleições, no próximo domingo (7).

O HuffPost Brasil fará a cobertura em tempo real, com live tweeting. Propostas e embates serão detalhados nas postagens e também na página do HuffPost no Facebook e em textos no site.

Foram convidados os candidatos Alvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSol), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede).

Vítima de um ataque com faca em setembro, Bolsonaro recebeu alta no sábado (29), mas um dos médicos que o atende disse nesta quarta-feira (3) que o candidato não está pronto para se submeter a situações de "desgaste" e, portanto, ele cancelou sua participação no programa.

Debate sem Cabo Daciolo
A Globo informa que convidou os candidatos "com direito garantido por lei ou que alcançaram 6% ou mais na pesquisa divulgada no dia 28 de setembro".

A legislação eleitoral (Lei 13.488/2017) obriga as emissoras a convidarem candidatos de partidos que tenham ao menos 5 representantes no Congresso Nacional. Quanto aos demais candidatos, a lei diz que as TVs têm autonomia para convidar ou não.

Ao contrário de outras emissoras, a Globo não convidou para o debate o candidato do Patriota à Presidência, Cabo Daciolo. Ao definir a representação dos partidos, a Globo considerou tabela divulgada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em que o partido de Daciolo aparece com 4 deputados. Hoje o Patriota tem 5 parlamentares na Câmara, mas a tabela do TSE foi divulgada antes da janela partidária na qual a sigla aumentou sua bancada.

Blocos

O debate será mediado pelo jornalista William Bonner e terá cerca de duas horas de duração.

Serão 4 blocos, com confronto sempre de candidato para candidato. O primeiro e o terceiro blocos terão temas livres; no segundo e no quarto blocos, os candidatos farão suas perguntas de acordo com temas específicos, definidos por sorteio. No quarto bloco os candidatos também farão as considerações finais.

A Globo informou que o debate também será transmitido pela GloboNews e pelo portal G1.

Com informações da Huffpost
Postagem Anterior Próxima Postagem