Damos as boas vindas a 2019 e, como habitualmente, enumeramos as resoluções de Ano Novo, que são sempre o fruto de uma autoavaliação considerando o que queremos melhorar no ano seguinte. Nelas são comuns dois assuntos chave: dinheiro e saúde. Se você fuma, pode incluir deixar o hábito em ambas categorias. Afinal, vai melhorar a parte da saúde e ainda te fazer economizar o dinheiro gasto com cigarros. 

Os malefícios do tabaco para a saúde são amplamente conhecidos. Quanto mais cedo se parar de fumar, maiores serão os benefícios para o indivíduo. Parar de fumar antes da meia-idade é o melhor caminho, mas vale a pena parar de fumar em qualquer idade.

Apesar disso e dos esforços na prevenção e controle postos em prática desde a década de 80 do século passado, o tabagismo continua um dos mais importantes fatores evitáveis de doenças crônicas, perda de qualidade de vida e mortalidade prematura. 

Segundo estudos recentes, cerca de 80% dos fumantes expressa o desejo de parar com o hábito. No entanto, apenas 35% tenta deixar de fumar, sendo menos de 5% os que têm êxito sem ajuda.

Querer deixar de fumar e decidir fazê-lo são os passos mais importantes, mas passar à prática exige esforço e autodisciplina.  O mais difícil é mesmo querer, e aí são fundamentais as razões pessoais, bem trabalhadas, como alicerces na prevenção de recaídas, seja para dar o exemplo aos filhos ou netos, por melhor saúde, por razões econômicas, por medo de dor e sofrimento ou mesmo morte por doenças relacionadas com o tabagismo, ou por outras razões.

Aqui ficam alguns conselhos para quem quer deixar de fumar: 

- Faça uma lista dos seus motivos para parar;

- Consulte o seu médico, e em conjunto, decida uma data para deixar de fumar;

- Informe família, amigos e local de trabalho que vai deixar de fumar a partir dessa data;

- Jogue fora todos os objetos que associe ao hábito de fumar e, nas semanas anteriores ao dia escolhido, prepare-se para a mudança;

- Aprenda a lidar e a controlar-se quando achar que precisa fumar;

- Faça mais exercício físico e tenha uma alimentação saudável;

- Reduza o café e bebidas alcoólicas;

- Evite situações de tentação óbvia;

- Guarde diariamente, num local visível, o dinheiro que teria gasto em cigarros.

Fonte: Notícias ao Minuto
Postagem Anterior Próxima Postagem