Um novo vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que o auxiliar de produção industrial Herbert Farias, 26 anos, é socorrido por moradores da localidade de Pé Preto, no bairro de Portão, em Lauro de Freitas. Ele foi um dos baleados após uma ação da Polícia Militar, no domingo (20).

Nas imagens, Herbert aparece de uniforme vermelho, sangrando pela boca e com a mão no peito, local onde foi atingido por um tiro. Enquanto é amparado por amigos, ele se desespera e procura pela filha. “Cadê minha filha? Amo minha filha, amo minha filha”. No trajeto, moradores repudiavam a ação policial: “Olha aí o que a polícia fez”. 

Herbert tem uma filha de 3 anos e trabalha na Amávia Cosméticos, uma fábrica de produtos de beleza do bairro. 



Ele estava no banco de reservas do seu time, o Sem Querer, quando foi atingido. Herbert assistia ao jogo entre seu time e a Chapecoense, pela segunda rodada do Campeonato de Novos da Vila Nova – um tradicional torneio de moradores de Portão.

De acordo com uma testemunha que preferiu não se identificar, o auxiliar de produção industrial foi colocado dentro do carro de um dos moradores para ser socorrido, mas a polícia ordenou que ele fosse retirado do veículo e colocado em uma viatura.

“Os policiais pararam o carro e mandaram colocar ele na viatura. Fizeram isso só pra dizer que socorreram um inocente e minimizar o estrago que fizeram”, disse outro morador.

O Correio esteve no Hospital Menandro de Faria, onde Herbert está internado, e conversou com uma mulher, moradora de Portão, que prestava assistência à família. Ela pediu anonimato, mas disse que a vítima não corre risco de morte, embora apresente um quadro que requer cuidados.

“Ele não está podendo falar direito, por causa do ferimento. A bala está alojada no peito, mas, por ser uma arma de grosso calibre, o impacto parece que atingiu o pulmão. Por enquanto, os médicos não sabem se irão operá-lo. Como havia um ferimento, foi feita a limpeza e uma sutura no local”, contou. 

Lembre o caso

Uma ação da Polícia Militar no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), deixou pelo menos uma pessoa morta e duas feridas na manhã de domingo (20). Segundo a Polícia Militar, três pessoas foram baleadas durante uma troca de tiros com policiais da Rondesp BTS, que faziam rondas na localidade conhecida como Pé Preto e se depararam com 15 homens armados em um matagal.

Imagens gravadas por moradores, no entanto, mostram três policiais fardados atirando dentro de um campo onde acontecia uma partida de futebol amador. As imagens mostram o momento em que três PMs discutem com pessoas no gramado. Não é possível ouvir o conteúdo da discussão, mas um dos policiais atira para o alto. Em seguida, um segundo PM atira em direção às pessoas. Os três policiais, então, dão as costas ao grupo e seguem andando com armas em punho. Na sequência da gravação, há uma correria e uma pessoa grita que foi jogada uma bomba. 

Em nota, a corporação informou que os policiais que aparecem na imagem são da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lauro de Freitas) e davam apoio à ação da Rondesp BTS, que teria acontecido próximo dali. "Eles efetuaram disparos de arma de fogo com a finalidade de conter o grupo que não deixava as viaturas levar os feridos ao hospital", informou a PM, em nota.

Segundo a PM, foram apreendidos com os suspeitos dois revólveres calibre 38, 53 papelotes de maconha, 125 pinos de cocaína, 25 pedras de crack e R$ 189 em espécie. O material e a ocorrência foram apresentados à 34ª Delegacia (Portão).

Além de Herbert, foram baleados um adolescente de 16 anos, atingido de raspão na perna e que está internado no Hospital Geral do Estado (HGE), além de um rapaz chamado Mateus Carneiro Oliveira. 19 anos, apelidado de Cágado – na versão oficial, ele chegou já morto ao HGE, mas a população garante que foi executado em um matagal, pois era envolvido com o tráfico e seria o alvo da operação.

Fonte: Correio
Postagem Anterior Próxima Postagem