A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou, na última sexta-feira (22), a operação comercial dos parques eólicos 11 e 19 do Conjunto Eólico Umburanas, em construção pela ENGIE, nos Municípios de Umburanas e Sento Sé, na Bahia. Os parques somam 16 aerogeradores, que inserem mais 40 MW de energia no Sistema Interligado Nacional. 

Umburanas já conta com seis parques operando comercialmente, totalizando 135MW de capacidade instalada. Segundo o gerente de Projetos da ENGIE, Márcio Neves, dos 18 parques previstos no projeto, seis já estão em operação comercial e outros 4 operam em testes. “Esperamos que as últimas autorizações para operação em testes saiam até o final de março”, destacou.

Na reta final, as obras do Conjunto Umburanas seguem com 97% das etapas já concluídas. A montagem dos aerogeradores foi finalizada no útimo sábado(23). Em outras frentes de serviço, as equipes trabalham nas Redes de Média Tensão, 90% concluídas, e no comissionamento dos aerogeradores e das subestações unitárias, previstas para serem finalizadas em março. 

O Conjunto Eólico Umburanas é formado por 18 parques eólicos e tem capacidade instalada total de 360 MW.

Ascom Engie
Postagem Anterior Próxima Postagem