Está "muito quente", "abafado demais", "parece que tem mais de um Sol". Estas são algumas das reclamações dos moradores da cidade de Jacobina, na Chapada Diamantina, nos últimos dias. As altas nas temperaturas, que chegam a atingir 36ºC e sensação térmica de quase 40ºC, têm gerado bastante desconforto aos cidadãos.

As aferições feitas por termômetros apontam que, os últimos dois dias foram os mais quentes do ano em Jacobina. No entanto, os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que há possibilidade de chover na cidade nos próximos dias, ainda que as chances sejam bem pequenas, com probabilidade na média dos 40%. Por outro lado, o tempo quente é um convite à visitação das cachoeiras que circundam o município.

Incêndios florestais

Com a seca, os incêndios florestais têm se tornado frequentes. Na maioria dos casos, a devastação por queimadas acontece por ações criminosas ou incidentes em propriedades rurais que fogem do controle. Só na semana passada, um incêndio de grandes proporções atingiu uma região de serras e devastou uma área do tamanho de 40 campos de futebol, segundo divulgou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Uma força-tarefa foi criada para combater o fogo, que se alastrou por uma grande área. Até um avião foi usado para debelar as chamas. Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Bombeiros Militares, brigadistas e voluntários se uniram para pôr fim à devastação.

Fonte: Jacobina Notícias  
Postagem Anterior Próxima Postagem