A Jacobina Mineração e Comércio (JMC) - Yamana Gold Inc. - realizou na manhã desta sexta-feira, 22, uma simulação de rompimento de barragem de rejeito em comunidades próximas à sede da empresa. Ao menos 400 moradores participaram do treinamento, que foi o primeiro realizado na região Nordeste.

Às 10h19, as sirenes foram acionadas em todas as comunidades próximas e os moradores tiveram que se deslocar em direção aos pontos de concentração - são os locais demarcados como seguros, todos sinalizados pela mineradora. Já no local, cada pessoa recebeu água, lanche e apoio de agentes da Defesa Civil e da Yamana. As comunidades envolvidas no treinamento são as com maior potencial de danos em caso de um rompimento nas barragens: Itapicuru, Canavieira, Malhadinha, Pontilhão e entornos.

Além de moradores e funcionários da empresa, o simulado reuniu vários representantes de órgãos estaduais, municipais e federal, tais como a Defesa Civil Municipal, Secretaria de Meio Ambiente, Exército Brasileiro (Tiro de Guerra 06-008), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Municipal, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA, Defesa Civil Estadual, autoridades e imprensa.


Antes da simulação de hoje, a Yamana Gold promoveu diversas palestras com as comunidades citadas, para explicar detalhes sobre os métodos utilizados na construção das barragens, a segurança e riscos que elas oferecem. A empresa tem destacado que suas barragens são seguraras, inclusive a mais antiga, a B1  (Barragem 01), construída na década de 1980.

Segundo os engenheiros da mineradora, o trabalho de drenagem dos líquidos e as permanentes análises feitas nas barragens, mostram que existe segurança e que não há motivo para pânico na população jacobinense.

Fonte: Jacobina Notícias









Postagem Anterior Próxima Postagem