Na próxima segunda-feira, 22, o Instituto Yamana iniciará a segunda turma do Projeto Qualificar para Realizar, na unidade de Jacobina. O intuito é preparar os moradores e moradoras das comunidades vizinhas da Jacobina Mineração e Comércio (JMC), instalada na região Norte da Bahia, para o mercado de trabalho. 

Em 2018, a empresa ofertou o curso de Assistente Administrativo para as comunidades de Itapicuru e Jaboticaba. A proposta, em 2019, é ampliar o projeto para as comunidades de Canavieiras, Pontilhão e Pontilhão de Canavieiras. A expectativa é certificar 35 pessoas que tenham ensino fundamental completo, com idade entre 18 e 35 anos, nesta nova fase da iniciativa. 

A qualificação inicia com workshops técnicos de 20 horas, ministrados pela equipe de voluntariado da JMC, com temas como Mercado de Trabalho e seus Desafios, Tecnologia da Informação e o Mundo Corporativo, Foco no Alcance de Metas e Resultados, Educação financeira, entre outros. Já no início de maio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) irá preparar as turmas com aulas de português e matemática básica. Na sequência, o SENAI também aplicará o curso, de 160 horas, de Assistente de Produção. As atividades do Projeto Qualificar para Realizar serão realizadas de segundas às sextas-feiras, no período vespertino, até o final de junho. 

“Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as pessoas precisam se preparar para enfrentar desafios constantes. As empresas buscam profissionais não apenas com habilidades técnicas, mas também habilidades humanas. A iniciativa da Yamana fortalece as comunidades e contribui para a geração de emprego e renda em Jacobina e região”, afirma a assistente de Recursos Humanos, Jacinara Carvalho. 

A população foi convidada a participar dos cursos durante visitas realizadas às lideranças comunitárias, também foram afixados cartazes com os detalhes e as inscrições realizadas no Centro de Educação e Cultura do Itapicuru (CECI). 

O Instituto Yamana tem como objetivo principal promover o desenvolvimento nas regiões onde a Yamana Gold atua por meio de iniciativas educacionais, sociais, ambientais e culturais, por meio de projetos e programas que respeitam a diversidade cultural e as características locais.

Ascom / Yamana Gold / Foto: Elisângela Braga

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem