O Maio Amarelo entra na reta final após quase um mês dedicado à prevenção de acidentes de trânsito em todo o Brasil. As ações mobilizaram órgãos e entidades executivos de trânsito pelo país e desencadearam várias campanhas educativas. Todos os anos, são trinta dias dedicados à conscientização e prevenção às mortes causadas por acidentes no trânsito.

Seguindo a orientação do Observatório Nacional de Segurança Viária, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou o tema a ser trabalhado de maio de 2019 a abril de 2020: 'No Trânsito, o Sentido é a Vida'. Durante o Maio Amarelo desse ano, além do foco na redução de acidentes, os órgãos de trânsito tiveram como público-alvo as crianças. 

A ideia foi, por intermédio das crianças, utilizar o subtema 'Me Ouça'. Isso, com uso de material publicitário da campanha que levasse à sociedade reflexões sobre um comportamento mais seguro no trânsito. 


Objetivo do Maio Amarelo

O Maio Amarelo propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

O Contran também disponibiliza um calendário anual, com subtemas de campanhas para cada mês do ano, que devem ser implantadas pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Confira abaixo os temas que ainda serão trabalhados em 2019:

✓ Maio – Ações de apoio ao Maio Amarelo e à Semana das Nações Unidas sobre segurança viária.
 Junho – Campanha de valorização das Faixas para Pedestres e do Sinal de Vida.
 Julho – Ações de prevenção voltadas para o período das férias escolares.
 Agosto – Campanha de educação sobre utilização do celular quando estamos em movimento, nos papéis de pedestre/ciclista/condutor.
 Setembro – Campanha da Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro de 2019).
 Outubro – Bicicletas como meio de locomoção, o que saber para se proteger e proteger o ciclista.
 Novembro – Campanha de conscientização de preservação da vida no trânsito pelo Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito.

Fonte: Jacobina Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem